PREOCUPADAS COM A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS, O QUESTIONAMENTO QUE INCITA ESTE TRABALHO É: QUAL A POSSIBILIDADE DE SUSTENTARMOS A NOSSA INTEGRIDADE, INDIVIDUAL E COLETIVA? BUSCAMOS RESPOSTA A TAL QUESTIONAMENTO A PARTIR DE UMA REFLEXÃO SOBRE O PERFIL EMOCIONAL/PSICOLÓGICO/SOCIAL DO INDIVÍDUO EM FORMAÇÃO E DO INDIVÍDUO EDUCADOR, CONSIDERANDO QUE, POR CONTEXTOS BIOLÓGICOS E PSICOEMOCIONAIS, NEM SEMPRE O EDUCADOR É EFETIVAMENTE APTO A FORMAR UM SER HUMANO NOS VALORES FUNDAMENTAIS PARA O BENEFÍCIO SOCIAL. UMA COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DA PRÓPRIA VIDA NÃO É SUBITAMENTE ADQUIRIDA NUMA CERTA IDADE, NEM MESMO QUANDO SE ALCANÇA A MATURIDADE CRONOLÓGICA. A AQUISIÇÃO DE UMA COMPREENSÃO SEGURA DO SIGNIFICADO DA VIDA CONSTITUI A BASE DA MATURIDADE PSICOLÓGICA QUE É CONSTRUÍDA DEGRAU A DEGRAU: RESULTADO FINAL DE UM LONGO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO QUE SE DÁ EM CADA IDADE QUE BUSCAMOS ALGUMA QUANTIDADE MÓDICA DE SIGNIFICADO CONGRUENTE COM O QUANTO NOSSA MENTE E COMPREENSÃO JÁ SE DESENVOLVERAM. A PESQUISA REALIZADA E QUE ORA OFERECE DADOS DE RESULTADO EM CARÁTER AMPLO DE DISCUSSÃO, LEVA A PERCEBER QUE O SENTIDO DA EXISTÊNCIA É CONSTRUÍDO POR PEQUENOS PASSOS A PARTIR DO COMEÇO MAIS IRRACIONAL E APENAS NA IDADE ADULTA OBTEMOS UMA COMPREENSÃO INTELIGENTE DO SIGNIFICADO DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS. E É A FIGURA DO EDUCADOR QUE TORNA POSSÍVEL AO INDIVÍDUO, IDADE A IDADE, SENTIR-SE SATISFEITO CONSIGO E COM A PRÓPRIA VIDA. CONTRIBUEM COM ESTA REFLEXÃO AUTORES COMO S. FREUD, L. KOLBERG, H. ERIKSON, KLEIN, J. PIAGET, C. ANTUNES, ENTRE OUTROS.