ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA DIANTE DA DIFICULDADE VIVENCIADA PELOS PROFESSORES AO ORIENTAR PESQUISAS EM FONTES VIRTUAIS. NESTE CENÁRIO, A WEBQUEST SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE PODE AUXILIAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, POR APRESENTA UMA ESTRUTURA PENSADA PARA A ORIENTAÇÃO DE PESQUISAS ESCOLARES NA INTERNET, QUE FAVORECE O LETRAMENTO DIGITAL E ESTIMULA A PRODUÇÃO AUTÔNOMA E COLABORATIVA. A PARTIR DESTA REALIDADE, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR O PROCESSO DE PESQUISA EM FONTES VIRTUAIS DOS ALUNOS DO IFAL, CAMPUS MARECHAL DEODORO, CURSOS DE TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE E TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO. PARA TANTO, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, SENDO CLASSIFICADA COM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS, COMO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA. NO QUE SE REFERE AOS PROCEDIMENTOS, À PESQUISA ENVOLVEU CONSULTAS BIBLIOGRÁFICAS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VIA GOOGLE FORMS, TABULAÇÃO DE DADOS, ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS E ANÁLISE QUALITATIVA DAS INFORMAÇÕES COLETADAS. A ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO FUNDAMENTOU-SE NOS ESTUDOS DE FREIRE (2002), SANTOS E BARIN (2014), ARAÚJO E FRIGOTTO (2015), MORAN (1997), CAMARGO, LIMA E TORINI (2019), BOERES (2018) E LüDKE E ANDRE (1986). OS RESULTADOS DESTA INVESTIGAÇÃO COMPROVAM A HIPÓTESE DE QUE O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS ESCOLARES EM FONTES VIRTUAIS É UM DESAFIO NACIONAL, QUE TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NO IFAL – CAMPUS MARECHAL DEODORO. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS APONTA PARA A NECESSIDADE DE CONTINUIDADE DA PESQUISA, NO SENTIDO DE INVESTIGAR SE A WEBQUEST É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE FAVORECE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA ORIENTAÇÃO DE PESQUISAS REALIZADAS EM FONTES VIRTUAIS.