ESTE TRABALHO TEM COMO INTENÇÃO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CAUSADOS PELOS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID 19 NO CONTEXTO ESCOLAR, POR MEIO DE COMPARTILHAMENTO DE SABERES ADQUIRIDOS PELA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL OU DE VIDA DE ALGUNS PROFESSORES E SUAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO REMOTO. ESTE ESTUDO BUSCOU RESPOSTAS PARA OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: COMO TEM ACONTECIDO O COMPARTILHAMENTO DE SABERES ENTRE OS EDUCADORES E COMO ESTES ORGANIZARAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AO DESAFIO DO ENSINO REMOTO? PARA TENTAR RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS ELENCAMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO: COMPREENDER COMO O PROFESSOR ESTÁ ORGANIZANDO SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AO DESAFIO DO ENSINO REMOTO, POSTO POR UMA PANDEMIA QUE TROUXE O ISOLAMENTO SOCIAL, ESVAZIAMENTO DAS ESCOLAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA DE CARÁTER QUALITATIVO, BASEADO NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PESQUISADORAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB). A PESQUISA RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DE OFERECER AOS PROFESSORES CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO, QUE ESTIMULE A VONTADE DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DOS IDEAIS PEDAGÓGICOS E SOCIAIS A SEREM ALCANÇADOS EM SEU FAZER PEDAGÓGICO. NOS MOSTRANDO, QUE OS PROFESSORES, AINDA, PRECISAM MUITO CRESCEREM E DESENVOLVEREM SUA VISÃO CRÍTICA EM RELAÇÃO ÀS SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS NO USO DAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO REMOTO. E MAIS IMPORTANTE AINDA, É QUE PODEMOS AFIRMAR QUE ESTE É UM PROCESSO QUE JÁ ESTÁ ACONTECENDO E QUE, A AMOSTRA EXPLORADA NESTA PESQUISA, DEMONSTRA QUE SE EXIGE CADA VEZ MAIS AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E ESFORÇOS CONJUNTOS DE TODOS QUE FAZEM O SISTEMA EDUCACIONAL.