A EVASÃO ESCOLAR É UM PROBLEMA EDUCACIONAL QUE SE REFERE AO ABANDONO DO PERÍODO LETIVO ANTES DA CONCLUSÃO SEM JUSTIFICATIVA E SEM RETORNO AS ATIVIDADES NO ANO SEGUINTE, PRESENTE EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, NO ENTANTO É INTENSIFICADO NA FASE FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ENSINO MÉDIO. DIANTE DA IMPORTÂNCIA DESTE FENÔMENO PARA AS METAS EDUCACIONAIS, O GOVERNO DO ESTADO TRAÇA ESTRATÉGIAS EM BUSCA DE DIMINUIR E CONTROLAR AS TAXAS DE EVASÃO, A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL. ESTE TRABALHO OBJETIVA REALIZAR UMA ANÁLISE QUANTITATIVA EM BUSCA DE COMPROVAR SE ESSA ESTRATÉGIA É EFICAZ NA MINIMIZAÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO ESCOLAR, BEM COMO ANALISAR O RENDIMENTO DOS MATRICULADOS NO PERÍODO ESTUDADO. CONSTATOU-SE QUE A MAIOR TAXA DE EVASÃO E REPROVAÇÃO OCORRERAM NO PERÍODO ANTERIOR A IMPLANTAÇÃO DA NOVA MODALIDADE DE ENSINO; EVIDENCIANDO CONSTÂNCIA NO RENDIMENTO, NAS TAXAS DE APROVAÇÕES E REPROVAÇÕES NESSE PERÍODO. NESSE SENTIDO, OBSERVA QUE A ESTRATÉGIA DO GOVERNO CONTRIBUIU PARA DESENVOLVIMENTO E MELHORIA DA APRENDIZAGEM, CENÁRIO ESSE QUE RETRATA A ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES AO ENSINO DE TEMPO INTEGRAL.