O PRESENTE ESTUDO PROMOVE REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E AS DIFICULDADES DE ESTIMULAR O HÁBITO DE LER EM TEMPOS DE PANDEMIA. DESSE MODO, O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO BUSCOU IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES, PAIS E ALUNOS NO TOCANTE A AQUISIÇÃO DA LEITURA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA. JÁ OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INTENTARAM CONHECER OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM QUE SE INTENSIFICARAM NA AUSÊNCIA DA AULA PRESENCIAL, ENTENDER COMO OS PROFESSORES E PAIS ESTÃO CONDUZINDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS AULAS ONLINE, COMPREENDER O CENÁRIO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CE FRENTE A PANDEMIA E AS MUDANÇAS NA PRÁXIS EDUCATIVA. CONTUDO, A METODOLOGIA USADA NA ELABORAÇÃO DO ESTUDO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO, A PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO FECHADO QUE FOI RESPONDIDO ONLINE. A PESQUISA JUSTIFICA-SE POR AJUDAR A CONTEXTUALIZAR INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19. NESSA CONJUNTURA, A INVESTIGAÇÃO MOSTRA QUE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES, PAIS E ALUNOS SE DÃO POR CAUSA DA NOVA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR QUE PASSOU A FUNCIONAR COM AULAS REMOTAS, MODIFICANDO O SISTEMA DE ENSINO E EXIGINDO DOS PAIS E DOS ALUNOS ACESSO A NOVAS TECNOLOGIAS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO, O QUE INTERFERIU DIRETAMENTE NA MANEIRA DE COMO SE PROMOVER A LEITURA.