Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA?

Palavra-chaves: ANÁLISE LINGUÍSTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68169 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 2528 "titulo" => "COMO TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA?" "resumo" => "ESTA PESQUISA PROCUROU VERIFICAR, ATRAV?S DA PR?TICA DE PROFESSORES DE L?NGUA PORTUGUESA DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O TRATAMENTO DADO ? VARIA??O LINGU?STICA NA SALA DE AULA. PARA TANTO, TRA?AMOS UM PERCURSO TE?RICO, NO QUAL EXPLICITAMOS AS MUDAN?AS OCORRIDAS NO ENSINO DE L?NGUA MATERNA, A PARTIR DAS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS NAS CONCEP??ES DE LINGUAGEM E GRAM?TICA AO LONGO DO TEMPO. COMO METODOLOGIA NOS INSPIRAMOS NA AN?LISE DO CONTE?DO, OBSERVANDO A PR?TICA DE DUAS PROFESSORAS DO 1?. ANO DO 1?. CICLO, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE, A PARTIR DA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA SOBRE A TEM?TICA EM QUEST?O, RELACIONANDO-AS COM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA FEITA COM ESSAS PROFESSORAS. VERIFICAMOS QUE A AQUISI??O DO CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA, POR PARTE DAS PROFESSORAS, PARECE N?O ASSEGURAR A PRESEN?A DE UMA DIDATIZA??O MAIS REFLEXIVA SOBRE A L?NGUA EM SALA DE AULA, POIS EXISTE UMA LACUNA ENTRE A TEORIA E A PR?TICA NO QUE DIZ RESPEITO ?S AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA, MAIS ESPECIFICAMENTE AO TRATAMENTO DA VARIA??O LINGU?STICA.ESTA PESQUISA PROCUROU VERIFICAR, ATRAV?S DA PR?TICA DE PROFESSORES DE L?NGUA PORTUGUESA DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O TRATAMENTO DADO ? VARIA??O" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2528_11072020141324.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LYGIA" "autor_email" => "lygia1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68169 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 2528 "titulo" => "COMO TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA?" "resumo" => "ESTA PESQUISA PROCUROU VERIFICAR, ATRAV?S DA PR?TICA DE PROFESSORES DE L?NGUA PORTUGUESA DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O TRATAMENTO DADO ? VARIA??O LINGU?STICA NA SALA DE AULA. PARA TANTO, TRA?AMOS UM PERCURSO TE?RICO, NO QUAL EXPLICITAMOS AS MUDAN?AS OCORRIDAS NO ENSINO DE L?NGUA MATERNA, A PARTIR DAS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS NAS CONCEP??ES DE LINGUAGEM E GRAM?TICA AO LONGO DO TEMPO. COMO METODOLOGIA NOS INSPIRAMOS NA AN?LISE DO CONTE?DO, OBSERVANDO A PR?TICA DE DUAS PROFESSORAS DO 1?. ANO DO 1?. CICLO, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE, A PARTIR DA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA SOBRE A TEM?TICA EM QUEST?O, RELACIONANDO-AS COM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA FEITA COM ESSAS PROFESSORAS. VERIFICAMOS QUE A AQUISI??O DO CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA, POR PARTE DAS PROFESSORAS, PARECE N?O ASSEGURAR A PRESEN?A DE UMA DIDATIZA??O MAIS REFLEXIVA SOBRE A L?NGUA EM SALA DE AULA, POIS EXISTE UMA LACUNA ENTRE A TEORIA E A PR?TICA NO QUE DIZ RESPEITO ?S AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA, MAIS ESPECIFICAMENTE AO TRATAMENTO DA VARIA??O LINGU?STICA.ESTA PESQUISA PROCUROU VERIFICAR, ATRAV?S DA PR?TICA DE PROFESSORES DE L?NGUA PORTUGUESA DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O TRATAMENTO DADO ? VARIA??O" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2528_11072020141324.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LYGIA" "autor_email" => "lygia1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTA PESQUISA PROCUROU VERIFICAR, ATRAV?S DA PR?TICA DE PROFESSORES DE L?NGUA PORTUGUESA DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O TRATAMENTO DADO ? VARIA??O LINGU?STICA NA SALA DE AULA. PARA TANTO, TRA?AMOS UM PERCURSO TE?RICO, NO QUAL EXPLICITAMOS AS MUDAN?AS OCORRIDAS NO ENSINO DE L?NGUA MATERNA, A PARTIR DAS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS NAS CONCEP??ES DE LINGUAGEM E GRAM?TICA AO LONGO DO TEMPO. COMO METODOLOGIA NOS INSPIRAMOS NA AN?LISE DO CONTE?DO, OBSERVANDO A PR?TICA DE DUAS PROFESSORAS DO 1?. ANO DO 1?. CICLO, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE, A PARTIR DA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA SOBRE A TEM?TICA EM QUEST?O, RELACIONANDO-AS COM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA FEITA COM ESSAS PROFESSORAS. VERIFICAMOS QUE A AQUISI??O DO CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA, POR PARTE DAS PROFESSORAS, PARECE N?O ASSEGURAR A PRESEN?A DE UMA DIDATIZA??O MAIS REFLEXIVA SOBRE A L?NGUA EM SALA DE AULA, POIS EXISTE UMA LACUNA ENTRE A TEORIA E A PR?TICA NO QUE DIZ RESPEITO ?S AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA, MAIS ESPECIFICAMENTE AO TRATAMENTO DA VARIA??O LINGU?STICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.