DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL É UM DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, EM QUE É PRECISO PREPARAR OS JOVENS PARA O MUNDO GLOBALIZADO, DINÂMICO, FLUIDO E MULTICULTURAL EM QUE VIVEMOS. COM BASE NAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), O PROJETO INTITULADO ENCONTRO INTERCULTURAL FOI ORGANIZADO NO COLÉGIO ESTADUAL EDITH MACHADO BOAVENTURA (CEEMB), LOCALIZADO EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA- BA. ESSA INICIATIVA TEVE COMO PÚBLICO-ALVO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO CEEMB. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 E A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA BAHIA, OS ESTUDANTES CONVERSARAM COM DEZESSETE ESTRANGEIROS DE PAÍSES DIFERENTES POR VIDEOCONFERÊNCIA, APÓS PESQUISAS E DISCUSSÕES PRÉVIAS. ESSE PROJETO DE INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO E CULTURAL TEVE COMO OBJETIVO OFERECER AOS ESTUDANTES UMA OPORTUNIDADE DE INSERIR-SE COMO CIDADÃOS GLOBAIS, PERCEBENDO A REALIDADE DA COMPLEXIDADE SOCIAL E ADQUIRINDO VALORES COMO EMPATIA, PENSAMENTO CRÍTICO, RESPEITO E TRABALHO COOPERATIVO. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE OS PARTICIPANTES AUMENTARAM A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA E FORAM AJUDADOS A RECONHECÊ-LA COMO LÍNGUA FRANCA, OU SEJA, COMO MEIO GLOBAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE COMUNIDADES EM QUE O INGLÊS NÃO É A LÍNGUA NATIVA. AO MESMO TEMPO, PUDERAM APRENDER A VALORIZAR A SUA PRÓPRIA CULTURA, DESCONSTRUIR PRECONCEITOS, QUESTIONAR ESTEREÓTIPOS E AUMENTAR SEU RESPEITO PELAS CRENÇAS, VALORES E HÁBITOS DE PESSOAS DE OUTRAS CULTURAS. O PRESENTE TRABALHO APOIA-SE NO ENTENDIMENTO DE QUE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PODE AJUDAR A CONSTRUIR UM MUNDO MAIS PLURALIZADO, JUSTO E INCLUSIVO.