O PRESENTE TRABALHO É O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA APLICADA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, NO QUAL TEVE COMO TEMÁTICA DISCUSSÕES SOBRE A AMAZÔNIA E À DOCÊNCIA NO CENÁRIO NORTISTA, A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRABALHAVAM METODOLOGIAS DE COMO ABORDAR ESSA QUESTÃO EM SALA DE AULA. A OFICINA FOI APLICADA COM DISCENTES DE DIFERENTES CURSOS NA SEMANA DE FORMAÇÃO DA BRINQUEDOTECA CARLOS COIMBRA/UEPA. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO TRAZER UMA REFLEXÃO SOBRE OS SABERES E CONHECIMENTOS QUE OS DISCENTES TINHAM SOBRE A AMAZÔNIA E O REPENSAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA CAPAZ DE PROMOVER A VALORIZAÇÃO DE SABERES E DA CULTURA AMAZÔNICA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS. A METODOLOGIA DA PESQUISA AÇÃO ESTEVE DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS SENDO: ATIVIDADE DE ACOLHIMENTO, DISCUSSÃO E DESPEDIDA. COMO RESULTADOS VERIFICAMOS AS VÁRIAS PERCEPÇÕES QUE OS PARTICIPANTES TINHAM SOBRE AMAZÔNIA, OS MITOS E SABERES E PRÁTICAS QUE ELES TRAZEM DE SUAS FAMÍLIAS, MAS PRINCIPALMENTE O QUANTO SE SENTEM AFASTADOS DE SUAS ORIGENS AMAZÔNICA E COMO SENTEM DIFICULDADE EM TRABALHAR ESSA DISCUSSÃO COM SEUS ALUNOS.