O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE ESTUDO ? ANALISAR COMO A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA POSSIBILITA A INCLUS?O DE ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO M?DIO. A METODOLOGIA UTILIZADA SER? ATRAV?S DO ESTUDO QUALITATIVO E DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAG?GICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS OFERTADO EM UMA DAS UNIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. ESSA PESQUISA FUNDAMENTA-SE TEORICAMENTE NO ENSINO DE CI?NCIAS, SEGUINDO ARROYO E KRASILCHIK; E, NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O INCLUSIVA, ESSENCIALMENTE, A PARTIR DE MANTOAN. O PRINCIPAL RESULTADO FOI QUE, APESAR DAS ATUALIZA??ES NO DOCUMENTO, A DISCUSS?O EM TORNO DA FORMA??O DOCENTE PARA A INCLUS?O N?O ATENDE AS DEMANDAS ENCONTRADAS NAS ESCOLAS, POIS OBSERVA-SE A PREVAL?NCIA DE DISCIPLINAS VOLTADAS, MAJORITARIAMENTE, PARA O ATENDIMENTO DA COMUNIDADE SURDA. PORTANTO, TORNA-SE NECESS?RIO REPENSAR O PROJETO PEDAG?GICO DO CURSO CONSIDERANDO QUE ESTE DEVE LEVAR EM CONTA AS DIFEREN?AS DE APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES, NO SENTIDO DAS SUAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES ESPEC?FICAS DE CADA UM, POIS A ESCOLA INCLUSIVA ? A QUE CONSIDERA TODOS OS SUJEITOS NELA ENVOLVIDOS.