O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É FAZER UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO. AS ATIVIDADES LÚDICAS FAVORECEM A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, FAZENDO COM QUE EXPERIMENTEM NOVAS SITUAÇÕES E MANIPULEM MATERIAIS CONCRETOS. ENTENDE-SE QUE A LUDICIDADE TEM GANHADO ESPAÇO NOS PLANEJAMENTOS PEDAGÓGICOS POIS ALÉM DE ATINGIR OS OBJETIVOS ELENCADOS AINDA MELHORA A MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE QUE CONSEGUE PERCEBER-SE COMO AUTOR DO SEU APRENDIZADO. O PANO DE FUNDO DESTA PESQUISA ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS PESQUISAS DE AUTORES COMO OLIVEIRA (2005), PIAGET (1998), KISHIMOTO (2003), DENTRE OUTROS NOS QUAIS CONVERSAM ENTRE SI SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDO, MOTIVAÇÃO E REALIZAÇÃO DE AULAS PRAZEROSAS, FACILITANDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.