A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67628 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 2347 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TRATA DE APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA OFICINA VI, INTITULADA: BRINCANDO & APRENDENDO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MINISTRADA NO II WORKSHOP DO GRUPO DE ESTUDOS PESQUISAS EDUCAÇÃO INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), QUE ACONTECEU NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2019, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA. A TEMÁTICA DO II WORKSHOP DO GEPEID VERSAVA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS, DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO E QUAL CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS. DIANTE DESSA INTENCIONALIDADE, SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO (2000), MACEDO (2007); KAMII (1997), BNCC (2017), DENTRE OUTRAS FONTES SERVIRAM DE SUPORTE TEÓRICO. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO DO TIPO EXPLORATÓRIA, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU QUE DAS 17 ENTREVISTADAS (08 ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA E 09 PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL), APENAS 01 ENTREVISTADA AFIRMOU QUE NÃO HÁ ESPAÇO PARA A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS PRIORIZA A LINGUAGEM À MATEMÁTICA. CONTUDO, A MAIORIA DAS RESPONDENTES CONSIDERAM QUE NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA É IMPRESCINDÍVEL QUE AS CRIANÇAS UTILIZEM DIVERSIDADES DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE EDUCADORES, EDUCAÇÃO INFANTIL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID2347_03042020195245.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONE DA SILVA GUTERRES" "autor_nome_curto" => "IONE" "autor_email" => "ioneguterres@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67628 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 2347 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TRATA DE APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA OFICINA VI, INTITULADA: BRINCANDO & APRENDENDO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MINISTRADA NO II WORKSHOP DO GRUPO DE ESTUDOS PESQUISAS EDUCAÇÃO INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), QUE ACONTECEU NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2019, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA. A TEMÁTICA DO II WORKSHOP DO GEPEID VERSAVA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS, DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO E QUAL CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS. DIANTE DESSA INTENCIONALIDADE, SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO (2000), MACEDO (2007); KAMII (1997), BNCC (2017), DENTRE OUTRAS FONTES SERVIRAM DE SUPORTE TEÓRICO. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO DO TIPO EXPLORATÓRIA, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU QUE DAS 17 ENTREVISTADAS (08 ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA E 09 PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL), APENAS 01 ENTREVISTADA AFIRMOU QUE NÃO HÁ ESPAÇO PARA A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS PRIORIZA A LINGUAGEM À MATEMÁTICA. CONTUDO, A MAIORIA DAS RESPONDENTES CONSIDERAM QUE NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA É IMPRESCINDÍVEL QUE AS CRIANÇAS UTILIZEM DIVERSIDADES DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE EDUCADORES, EDUCAÇÃO INFANTIL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID2347_03042020195245.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONE DA SILVA GUTERRES" "autor_nome_curto" => "IONE" "autor_email" => "ioneguterres@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }