O PRESENTE ESTUDO TRATA DE APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA OFICINA VI, INTITULADA: BRINCANDO & APRENDENDO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MINISTRADA NO II WORKSHOP DO GRUPO DE ESTUDOS PESQUISAS EDUCAÇÃO INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), QUE ACONTECEU NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2019, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA. A TEMÁTICA DO II WORKSHOP DO GEPEID VERSAVA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS, DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO E QUAL CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS. DIANTE DESSA INTENCIONALIDADE, SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO (2000), MACEDO (2007); KAMII (1997), BNCC (2017), DENTRE OUTRAS FONTES SERVIRAM DE SUPORTE TEÓRICO. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO DO TIPO EXPLORATÓRIA, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU QUE DAS 17 ENTREVISTADAS (08 ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA E 09 PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL), APENAS 01 ENTREVISTADA AFIRMOU QUE NÃO HÁ ESPAÇO PARA A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS PRIORIZA A LINGUAGEM À MATEMÁTICA. CONTUDO, A MAIORIA DAS RESPONDENTES CONSIDERAM QUE NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA É IMPRESCINDÍVEL QUE AS CRIANÇAS UTILIZEM DIVERSIDADES DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.