A APRENDIZAGEM COOPERATIVA TEM SE CONSOLIDADO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO NAS
DIVERSAS MODALIDADES E NÍVEIS DE EDUCACIONAIS, SENDO CARACTERIZADA COMO O EXERCÍCIO
EDUCACIONAL REALIZADO EM PEQUENOS, EM QUE OS ESTUDANTES COMPARTILHAM ESFORÇOS E
CONHECIMENTOS EM TORNO DE UM OBJETIVO COMUM. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISCUTIR O CENÁRIO DA
PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL ACERCA DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO
ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA BUSCA NA LITERATURA POR
PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS, TRABALHOS
ACADÊMICOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, ATAS DO SIMPÓSIO NACIONAL
DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
(EPEF) E DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). A PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2020, CONSIDERANDO O RECORTE
TEMPORAL DE 10 ANOS. APESAR DA ESCASSEZ DE TRABALHOS PUBLICADOS SOBRE TEMÁTICA VOLTADOS PARA
O ENSINO DE FÍSICA A PESQUISA REVELOU QUE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS DINAMIZA O
ESPAÇO DA SALA DE AULA, FAVORECEM A MELHORIA DO RENDIMENTO ACADÊMICO E DO CLIMA ESCOLAR.