Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UM MAPA DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NACIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM COOPERATIVA, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO DE FÍSICA, , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67977
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UM MAPA DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NACIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => """
      A APRENDIZAGEM COOPERATIVA TEM SE CONSOLIDADO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO NAS\r\n
      DIVERSAS MODALIDADES E NÍVEIS DE EDUCACIONAIS, SENDO CARACTERIZADA COMO O EXERCÍCIO\r\n
      EDUCACIONAL REALIZADO EM PEQUENOS, EM QUE OS ESTUDANTES COMPARTILHAM ESFORÇOS E\r\n
      CONHECIMENTOS EM TORNO DE UM OBJETIVO COMUM. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISCUTIR O CENÁRIO DA\r\n
      PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL ACERCA DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO\r\n
      ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA BUSCA NA LITERATURA POR\r\n
      PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS, TRABALHOS\r\n
      ACADÊMICOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, ATAS DO SIMPÓSIO NACIONAL\r\n
      DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA\r\n
      (EPEF) E DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). A PESQUISA\r\n
      BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2020, CONSIDERANDO O RECORTE\r\n
      TEMPORAL DE 10 ANOS. APESAR DA ESCASSEZ DE TRABALHOS PUBLICADOS SOBRE TEMÁTICA VOLTADOS PARA\r\n
      O ENSINO DE FÍSICA A PESQUISA REVELOU QUE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS DINAMIZA O\r\n
      ESPAÇO DA SALA DE AULA, FAVORECEM A MELHORIA DO RENDIMENTO ACADÊMICO E DO CLIMA ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO DE FÍSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID901_20042020130210.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IVANILDO"
    "autor_email" => "pfivanildosousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67977
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UM MAPA DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NACIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => """
      A APRENDIZAGEM COOPERATIVA TEM SE CONSOLIDADO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO NAS\r\n
      DIVERSAS MODALIDADES E NÍVEIS DE EDUCACIONAIS, SENDO CARACTERIZADA COMO O EXERCÍCIO\r\n
      EDUCACIONAL REALIZADO EM PEQUENOS, EM QUE OS ESTUDANTES COMPARTILHAM ESFORÇOS E\r\n
      CONHECIMENTOS EM TORNO DE UM OBJETIVO COMUM. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISCUTIR O CENÁRIO DA\r\n
      PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL ACERCA DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO\r\n
      ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA BUSCA NA LITERATURA POR\r\n
      PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS, TRABALHOS\r\n
      ACADÊMICOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, ATAS DO SIMPÓSIO NACIONAL\r\n
      DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA\r\n
      (EPEF) E DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). A PESQUISA\r\n
      BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2020, CONSIDERANDO O RECORTE\r\n
      TEMPORAL DE 10 ANOS. APESAR DA ESCASSEZ DE TRABALHOS PUBLICADOS SOBRE TEMÁTICA VOLTADOS PARA\r\n
      O ENSINO DE FÍSICA A PESQUISA REVELOU QUE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS DINAMIZA O\r\n
      ESPAÇO DA SALA DE AULA, FAVORECEM A MELHORIA DO RENDIMENTO ACADÊMICO E DO CLIMA ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO DE FÍSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID901_20042020130210.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IVANILDO"
    "autor_email" => "pfivanildosousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A APRENDIZAGEM COOPERATIVA TEM SE CONSOLIDADO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO NAS DIVERSAS MODALIDADES E NÍVEIS DE EDUCACIONAIS, SENDO CARACTERIZADA COMO O EXERCÍCIO EDUCACIONAL REALIZADO EM PEQUENOS, EM QUE OS ESTUDANTES COMPARTILHAM ESFORÇOS E CONHECIMENTOS EM TORNO DE UM OBJETIVO COMUM. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISCUTIR O CENÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL ACERCA DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA BUSCA NA LITERATURA POR PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS, TRABALHOS ACADÊMICOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, ATAS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (EPEF) E DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2020, CONSIDERANDO O RECORTE TEMPORAL DE 10 ANOS. APESAR DA ESCASSEZ DE TRABALHOS PUBLICADOS SOBRE TEMÁTICA VOLTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA A PESQUISA REVELOU QUE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS DINAMIZA O ESPAÇO DA SALA DE AULA, FAVORECEM A MELHORIA DO RENDIMENTO ACADÊMICO E DO CLIMA ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.