Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UM MAPA DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NACIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM COOPERATIVA, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO DE FÍSICA, , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A APRENDIZAGEM COOPERATIVA TEM SE CONSOLIDADO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO NAS DIVERSAS MODALIDADES E NÍVEIS DE EDUCACIONAIS, SENDO CARACTERIZADA COMO O EXERCÍCIO EDUCACIONAL REALIZADO EM PEQUENOS, EM QUE OS ESTUDANTES COMPARTILHAM ESFORÇOS E CONHECIMENTOS EM TORNO DE UM OBJETIVO COMUM. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISCUTIR O CENÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL ACERCA DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA BUSCA NA LITERATURA POR PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A TEMÁTICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS, TRABALHOS ACADÊMICOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, ATAS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (EPEF) E DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2020, CONSIDERANDO O RECORTE TEMPORAL DE 10 ANOS. APESAR DA ESCASSEZ DE TRABALHOS PUBLICADOS SOBRE TEMÁTICA VOLTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA A PESQUISA REVELOU QUE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS DINAMIZA O ESPAÇO DA SALA DE AULA, FAVORECEM A MELHORIA DO RENDIMENTO ACADÊMICO E DO CLIMA ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.