A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) ESTRUTUROU-SE NO BRASIL NA DÉCADA DE 1990, COM A APROVAÇÃO DA ATUAL LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9394/1996 E SUAS ALTERAÇÕES), E GANHOU NOVOS CONTORNOS COM A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, EM 2008. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É COMPREENDER OS SIGNIFICADOS SOCIAIS ATINENTES A ESSA MODALIDADE DE ENSINO, SUSCITADO PELO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO ESSA MODALIDADE DE ENSINO TEM-SE CONSTITUÍDO COM A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO? COMO RECORTE HISTÓRICO, ELEGERAM-SE AS DÉCADAS DE 1990 E 2010. TRATA-SE DE UM ARTIGO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COM APORTE TEÓRICO EM AUTORES COMO SAVIANI (2003, 2009, 2012), MANACORDA (2010), FRIGOTTO; CIAVATA E RAMOS (2005), SANTOS (2016), RIBEIRO (2003), BRASIL (1996, 2004, 2008), ENTRE OUTROS. AO FINAL, CONSTATA-SE A IMPORTÂNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EPT NO PERÍODO EXAMINADO, TENDO OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO COMO LÓCUS PRIVILEGIADO DE MATERIALIZAÇÃO DA OFERTA DESSA MODALIDADE DE ENSINO.