A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É PAUTA DE DIVERSAS DISCUSSÕES DENTRO DA EDUCAÇÃO COMO UM TODO E É DIREITO
GARANTIDO POR QUALQUER PESSOA COM DEFICIÊNCIA. PORÉM, POUCO SE VÊ NA PRÁTICA QUANDO SE TRATA DA
INTEGRAÇÃO DESSES ALUNOS COM OS DEMAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS
SURDOS COM A UTILIZAÇÃO DA LIBRAS EM SALA DE AULA, PERPASSANDO SOBRE A NECESSIDADE DE INTEGRAÇÃO DELA
COM O COTIDIANO DE TODOS OS ALUNOS PRESENTES, CRIANDO UM AMBIENTE INCLUSIVO. EVIDENCIA-SE TAMANHA
IMPORTÂNCIA NA EXPOSIÇÃO E ANÁLISE DO PROJETO “SINALIZA JÁ” DO PROFESSOR ANDRÉ LIBOREIRO DA REDE
MUNICIPAL DE CARIACICA - ES QUE, AO APRESENTAR E INSERIR A LIBRAS NA ROTINA DA ESCOLA, OBTEVE COMO
RESULTADO O INTERESSE DOS ALUNOS SOBRE O TEMA, A VONTADE E A TENTATIVA DELES EM APRENDER A LÍNGUA DE
SINAIS, A CHEGADA DE UM PROFISSIONAL TIL E UM PROFESSOR DE LIBRAS NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DE
MATERIAIS DE MATEMÁTICA MAIS VISUAIS E MANIPULÁVEIS PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE TODOS
INTEGRALMENTE.