ESTE TRABALHO VISLUMBRA A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ESTUDANTE SURDO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. A PESQUISA SE JUSTIFICA FRENTE ÀS DIFICULDADES IMPOSTAS AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA MOTIVAR O ALUNO SURDO, A FIM DE QUE ESTE VENHA A TER ÊXITO PEDAGOGICAMENTE DIANTE DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, RESSALTA A RELEVÂNCIA DO INCENTIVO NO ENSINAMENTO DO DISCENTE SURDO, ATRAVÉS DO USO DE RECURSOS VISUAIS E TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO. ADMITINDO A NECESSIDADE DE ENVOLVIMENTO DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR, AFINAL TODOS SÃO PARTES INTEGRANTES DO PROCESSO DE ENSINO E PRECISAM USAR DE MOTIVAÇÃO COM OS ALUNOS SURDOS NAS ATIVIDADES COTIDIANAS, POIS A MOTIVAÇÃO PREDISPÕE O INDIVÍDUO PARA UM COMPORTAMENTO DESEJÁVEL EM DETERMINADO MOMENTO. ESTE ARTIGO DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO ESTÁ RESPALDADO EM DIVERSOS AUTORES E NAS LEIS BRASILEIRAS SOBRE INCLUSÃO. AO FINAL, ESTA PESQUISA NOS FAZ CONCLUIR QUE A MOTIVAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE POSTURAS INCLUSIVAS, QUE VÃO ALÉM DO FAZER PEDAGÓGICO, VISTO QUE, O PROCESSO EDUCATIVO ENVOLVE QUESTÕES DIVERSAS ALÉM DAS COGNITIVAS.