NO BRASIL ESTIMA-SE QUE EXISTAM CERCA DE SEIS MILH?ES DE CRIAN?AS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, E FRENTE A ESTA REALIDADE SURGEM POL?TICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO ENSINO REGULAR, OBJETIVANDO A MELHORIA E IMPLEMENTA??O DE NOVAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS QUE VENHAM POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ABRANGENDO A DIVERSIDADE ENCONTRADA EM SALA DE AULA. O TRANSTORNO DO D?FICIT DE ATEN??O (TDA) ? CONSIDERADO UMA DAS CONDI??ES COMPORTAMENTAIS COM MAIOR INCID?NCIA NA INF?NCIA E ADOLESC?NCIA, ACOMETENDO DE 3 A 7% DAS CRIAN?AS EM IDADE ESCOLAR, MANIFESTANDO-SE GERALMENTE NOS ANOS INICIAIS. TRATA-SE DE UM DIST?RBIO DO NEURODESENVOLVIMENTO, CARACTERIZADO NA MAIORIA DAS VEZES NA DESATEN??O, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU OBSERVAR E ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO DE ENSINO M?DIO COM TDA/H NAS AULAS DE BIOLOGIA, BEM COMO AVALIAR AS MEDIDAS UTILIZADAS PELA ESCOLA PARA AUXILIAR NO SEU ATENDIMENTO E DESEMPENHO. OS DADOS FORAM OBTIDOS COM BASE EM UMA FICHA DE OBSERVA??O, NA VIVENCIA EM SALA DE AULA E A PARTIR DE UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA DE BIOLOGIA. COM BASE NO QUE FOI VIVENCIADO ? POSS?VEL CONCLUIR IMPORT?NCIA E NECESSIDADE DE MELHORES POL?TICAS INCLUSIVAS, BEM COMO DE FORMA??O DE PROFESSORES EM EDUCA??O INCLUSIVA QUE PRECONIZE O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COM PROFISSIONAIS COM FORMA??O ESPEC?FICA NA ?REA.