Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO PARA ALUNO COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Palavra-chaves: INCLUSÃO, TDA/H, DESEMPENHO ESCOLAR, ENSINO REGULAR, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68439
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 748
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO PARA ALUNO COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE"
    "resumo" => "NO BRASIL ESTIMA-SE QUE EXISTAM CERCA DE SEIS MILH?ES DE CRIAN?AS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, E FRENTE A ESTA REALIDADE SURGEM POL?TICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO ENSINO REGULAR, OBJETIVANDO A MELHORIA E IMPLEMENTA??O DE NOVAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS QUE VENHAM POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ABRANGENDO A DIVERSIDADE ENCONTRADA EM SALA DE AULA. O TRANSTORNO DO D?FICIT DE ATEN??O (TDA) ? CONSIDERADO UMA DAS CONDI??ES COMPORTAMENTAIS COM MAIOR INCID?NCIA NA INF?NCIA E ADOLESC?NCIA, ACOMETENDO DE 3 A 7% DAS CRIAN?AS EM IDADE ESCOLAR, MANIFESTANDO-SE GERALMENTE NOS ANOS INICIAIS. TRATA-SE DE UM DIST?RBIO DO NEURODESENVOLVIMENTO, CARACTERIZADO NA MAIORIA DAS VEZES NA DESATEN??O, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU OBSERVAR E ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO DE ENSINO M?DIO COM TDA/H NAS AULAS DE BIOLOGIA, BEM COMO AVALIAR AS MEDIDAS UTILIZADAS PELA ESCOLA PARA AUXILIAR NO SEU ATENDIMENTO E DESEMPENHO. OS DADOS FORAM OBTIDOS COM BASE EM UMA FICHA DE OBSERVA??O, NA VIVENCIA EM SALA DE AULA E A PARTIR DE UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA DE BIOLOGIA. COM BASE NO QUE FOI VIVENCIADO ? POSS?VEL CONCLUIR IMPORT?NCIA E NECESSIDADE DE MELHORES POL?TICAS INCLUSIVAS, BEM COMO DE FORMA??O DE PROFESSORES EM EDUCA??O INCLUSIVA QUE PRECONIZE O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COM PROFISSIONAIS COM FORMA??O ESPEC?FICA NA ?REA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, TDA/H, DESEMPENHO ESCOLAR, ENSINO REGULAR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID748_20032020161511.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SILMARA SARTORETO"
    "autor_email" => "silmara.sartoreto@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68439
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 748
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO PARA ALUNO COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE"
    "resumo" => "NO BRASIL ESTIMA-SE QUE EXISTAM CERCA DE SEIS MILH?ES DE CRIAN?AS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, E FRENTE A ESTA REALIDADE SURGEM POL?TICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO ENSINO REGULAR, OBJETIVANDO A MELHORIA E IMPLEMENTA??O DE NOVAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS QUE VENHAM POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ABRANGENDO A DIVERSIDADE ENCONTRADA EM SALA DE AULA. O TRANSTORNO DO D?FICIT DE ATEN??O (TDA) ? CONSIDERADO UMA DAS CONDI??ES COMPORTAMENTAIS COM MAIOR INCID?NCIA NA INF?NCIA E ADOLESC?NCIA, ACOMETENDO DE 3 A 7% DAS CRIAN?AS EM IDADE ESCOLAR, MANIFESTANDO-SE GERALMENTE NOS ANOS INICIAIS. TRATA-SE DE UM DIST?RBIO DO NEURODESENVOLVIMENTO, CARACTERIZADO NA MAIORIA DAS VEZES NA DESATEN??O, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU OBSERVAR E ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO DE ENSINO M?DIO COM TDA/H NAS AULAS DE BIOLOGIA, BEM COMO AVALIAR AS MEDIDAS UTILIZADAS PELA ESCOLA PARA AUXILIAR NO SEU ATENDIMENTO E DESEMPENHO. OS DADOS FORAM OBTIDOS COM BASE EM UMA FICHA DE OBSERVA??O, NA VIVENCIA EM SALA DE AULA E A PARTIR DE UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA DE BIOLOGIA. COM BASE NO QUE FOI VIVENCIADO ? POSS?VEL CONCLUIR IMPORT?NCIA E NECESSIDADE DE MELHORES POL?TICAS INCLUSIVAS, BEM COMO DE FORMA??O DE PROFESSORES EM EDUCA??O INCLUSIVA QUE PRECONIZE O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COM PROFISSIONAIS COM FORMA??O ESPEC?FICA NA ?REA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, TDA/H, DESEMPENHO ESCOLAR, ENSINO REGULAR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID748_20032020161511.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SILMARA SARTORETO"
    "autor_email" => "silmara.sartoreto@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO BRASIL ESTIMA-SE QUE EXISTAM CERCA DE SEIS MILH?ES DE CRIAN?AS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, E FRENTE A ESTA REALIDADE SURGEM POL?TICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO ENSINO REGULAR, OBJETIVANDO A MELHORIA E IMPLEMENTA??O DE NOVAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS QUE VENHAM POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ABRANGENDO A DIVERSIDADE ENCONTRADA EM SALA DE AULA. O TRANSTORNO DO D?FICIT DE ATEN??O (TDA) ? CONSIDERADO UMA DAS CONDI??ES COMPORTAMENTAIS COM MAIOR INCID?NCIA NA INF?NCIA E ADOLESC?NCIA, ACOMETENDO DE 3 A 7% DAS CRIAN?AS EM IDADE ESCOLAR, MANIFESTANDO-SE GERALMENTE NOS ANOS INICIAIS. TRATA-SE DE UM DIST?RBIO DO NEURODESENVOLVIMENTO, CARACTERIZADO NA MAIORIA DAS VEZES NA DESATEN??O, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU OBSERVAR E ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DE UM ALUNO DE ENSINO M?DIO COM TDA/H NAS AULAS DE BIOLOGIA, BEM COMO AVALIAR AS MEDIDAS UTILIZADAS PELA ESCOLA PARA AUXILIAR NO SEU ATENDIMENTO E DESEMPENHO. OS DADOS FORAM OBTIDOS COM BASE EM UMA FICHA DE OBSERVA??O, NA VIVENCIA EM SALA DE AULA E A PARTIR DE UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA DE BIOLOGIA. COM BASE NO QUE FOI VIVENCIADO ? POSS?VEL CONCLUIR IMPORT?NCIA E NECESSIDADE DE MELHORES POL?TICAS INCLUSIVAS, BEM COMO DE FORMA??O DE PROFESSORES EM EDUCA??O INCLUSIVA QUE PRECONIZE O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COM PROFISSIONAIS COM FORMA??O ESPEC?FICA NA ?REA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.