A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA VEM SENDO UMA PREOCUPAÇÃO DA SOCIEDADE ATUAL E VISA UMA MELHOR PREPARAÇÃO PARA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. MEDIANTE ISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PUBLICAÇÕES QUE ABORDAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMPARAR ESSES PROCESSOS E IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PRP PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ANÁLISE QUALITATIVA DO CONTEÚDO DA LITERATURA PESQUISADA E TEM CARACTERÍSTICA DESCRITIVA. OPTAMOS POR APRESENTAR OS RESULTADOS E DISCUSSÕES EM TRÊS TÓPICOS ONDE SERÃO ABORDADOS: PERSPECTIVA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA VISÃO DOS LICENCIANDOS; AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES A RESPEITO DO PRP E UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESSES DOIS PROJETOS QUE VISAM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONSTATOU-SE COM OS TRABALHOS ANALISADOS, O QUANTO FOI IMPORTANTE A CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA ESPECÍFICO QUE VISASSE APRIMORAR ESSA ETAPA PRÁTICA NA VIDA DOS LICENCIANDOS E RESSALTA-SE AINDA A IMPORTÂNCIA DE PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE PROCESSOS REFLEXIVOS E DE PESQUISA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA TENTATIVA DE POTENCIALIZAR A PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA.