O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69021 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1453 "inscrito_id" => 5117 "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA VEM SENDO UMA PREOCUPAÇÃO DA SOCIEDADE ATUAL E VISA UMA MELHOR PREPARAÇÃO PARA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. MEDIANTE ISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PUBLICAÇÕES QUE ABORDAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMPARAR ESSES PROCESSOS E IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PRP PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ANÁLISE QUALITATIVA DO CONTEÚDO DA LITERATURA PESQUISADA E TEM CARACTERÍSTICA DESCRITIVA. OPTAMOS POR APRESENTAR OS RESULTADOS E DISCUSSÕES EM TRÊS TÓPICOS ONDE SERÃO ABORDADOS: PERSPECTIVA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA VISÃO DOS LICENCIANDOS; AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES A RESPEITO DO PRP E UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESSES DOIS PROJETOS QUE VISAM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONSTATOU-SE COM OS TRABALHOS ANALISADOS, O QUANTO FOI IMPORTANTE A CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA ESPECÍFICO QUE VISASSE APRIMORAR ESSA ETAPA PRÁTICA NA VIDA DOS LICENCIANDOS E RESSALTA-SE AINDA A IMPORTÂNCIA DE PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE PROCESSOS REFLEXIVOS E DE PESQUISA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA TENTATIVA DE POTENCIALIZAR A PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFESSORES, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRP, ESTÁGIO, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5117_01092020191456.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KELLY ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kellyaraujow@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69021 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1453 "inscrito_id" => 5117 "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA VEM SENDO UMA PREOCUPAÇÃO DA SOCIEDADE ATUAL E VISA UMA MELHOR PREPARAÇÃO PARA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. MEDIANTE ISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PUBLICAÇÕES QUE ABORDAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMPARAR ESSES PROCESSOS E IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PRP PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ANÁLISE QUALITATIVA DO CONTEÚDO DA LITERATURA PESQUISADA E TEM CARACTERÍSTICA DESCRITIVA. OPTAMOS POR APRESENTAR OS RESULTADOS E DISCUSSÕES EM TRÊS TÓPICOS ONDE SERÃO ABORDADOS: PERSPECTIVA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA VISÃO DOS LICENCIANDOS; AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES A RESPEITO DO PRP E UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESSES DOIS PROJETOS QUE VISAM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONSTATOU-SE COM OS TRABALHOS ANALISADOS, O QUANTO FOI IMPORTANTE A CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA ESPECÍFICO QUE VISASSE APRIMORAR ESSA ETAPA PRÁTICA NA VIDA DOS LICENCIANDOS E RESSALTA-SE AINDA A IMPORTÂNCIA DE PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE PROCESSOS REFLEXIVOS E DE PESQUISA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA TENTATIVA DE POTENCIALIZAR A PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFESSORES, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRP, ESTÁGIO, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5117_01092020191456.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KELLY ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kellyaraujow@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }