ESTE ARTIGO FAZ UMA REFLEX?O CR?TICA SOBRE AS DIFICULDADES DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FRENTE ? PANDEMIA DE COVID-19. PARA ISTO, SE BASEIA NO REFERENCIAL TE?RICO DA PEDAGOGIA HIST?RICO-CR?TICA, QUE BUSCA QUESTIONAR A SITUA??O EDUCACIONAL BRASILEIRA NAS PR?TICAS DE ENSINO. GESTORES DAS UNIVERSIDADES, DIANTE EMERG?NCIA DE SA?DE P?BLICA GLOBAL CAUSADA PELA PANDEMIA, TIVERAM QUE ADERIR ?S NORMAS PRECONIZADAS PELO MINIST?RIO DA EDUCA??O, QUE AUTORIZA, EXCEPCIONALMENTE, A SUBSTITUI??O DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS POR AULAS A DIST?NCIA. PARA DAR CONTINUIDADE AO ANO LETIVO, DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR EST?O SENDO DEMANDADOS, DE FORMA ABRUPTA SEM GRANDES INCENTIVOS POR PARTE DAS INSTITUI??ES DE ENSINO, A PENSAR SOBRE ALTERNATIVAS DE ENSINO REMOTO. NESTE CEN?RIO, QUAIS OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES QUE OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR ENCONTRARAM NO PROCESSO DE ?PRODU??O? DO ENSINO ? DIST?NCIA? CONSIDERA-SE IMPORTANTE O ENVOLVIMENTO DOS GESTORES PARA QUE SE REPENSEM AS CAPACITA??ES AOS DOCENTES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS PARA AS AULAS REMOTAS. DESTACA-SE, TAMB?M, A EVIDENTE NECESSIDADE DE POL?TICAS P?BLICAS EDUCACIONAIS QUE VISEM AMPLIAR A OFERTA DE ENSINO H?BRIDO (PRESENCIAL E A DIST?NCIA) NO P?S-PANDEMIA, COMO FORMA DE TORNAR O PROCESSO DE ENSINO MAIS DEMOCR?TICO, INCLUSIVO E FLEX?VEL.