A PRESENTE PESQUISA APRESENTA UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ENTENDEMOS QUE A ESCOLA NASCEU DE UMA NECESSIDADE; CONTRIBUIR NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA QUESTÕES DIFÍCEIS DE PROBLEMAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM UMA PREOCUPAÇÃO RELACIONADA AO APRENDER, AO LIDAR COM O DESCONHECIDO, COM O CONFLITO, COM O ERRO, COM AS DIFICULDADES DE COMO TRANSFORMAR INFORMAÇÕES OBTIDAS EM CONHECIMENTO. OBJETIVAMOS COM ESTE ESTUDO COMPREENDER A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NOS DIAS ATUAIS E AS IMPLICAÇÕES QUE A AUSÊNCIA DA FAMÍLIA ACARRETA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. DIANTE O EXPOSTO, ESTA PESQUISA PARTE DA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES PROBLEMA: QUAL A INFLUÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? VISANDO ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO E SOLUCIONAR A SITUAÇÃO PROBLEMA, A PRESENTE PESQUISA SE CARACTERIZA NA VERTENTE QUALITATIVA, POR ACREDITARMOS QUE ENFOCA O PENSAMENTO REFLEXIVO-INVESTIGATIVO NO DECORRER DO PROCESSO DE PESQUISA, DESENVOLVIDA POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA É UM DOS MAIS IMPORTANTES FATORES PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. ESTA PARCERIA DEVE ESTAR BASEADA NA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO, DESENVOLVENDO EM UMA UNIDADE ESCOLAR, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE QUE A PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA POSSA REPRESENTAR UM DIFERENCIAL NO COTIDIANO ESCOLAR.