ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PARTE DO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA PESQUISA SOBRE OS FATORES INTERVENIENTES DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFCE CAMPUS IGUATU REALIZADO NO ANO 2018. AS LEITURAS DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – DE MODO PARTICULAR RELATIVAS AO ENSINO AGRÍCOLA - REVELARAM A PRESENÇA DE AÇÕES CARACTERÍSTICAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ANTERIORES À SUA PRESENÇA NO ENSINO SUPERIOR. A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, EMBUTIDA NA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, SE CONSTITUI DIREITO SOCIAL E SE TRADUZ IMPORTANTE COMPONENTE DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL; POIS, PARA ALÉM DA PROVISÃO MATERIAL, INCORPORA EM SUAS AÇÕES/SERVIÇOS/PROGRAMAS E PROJETOS ELEMENTOS QUE FOCAM NA FORMAÇÃO INTEGRAL. A IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES E AS RESPOSTAS OBTIDAS PARA AS QUESTÕES SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS OFERTADOS PELA UNIDADE DE ENSINO REVELAM O RECONHECIMENTO DO IFCE CAMPUS IGUATU COMO INSTITUIÇÃO DE BOA QUALIDADE E TAMBÉM SUAS FRAGILIDADES; SINALIZAM, AINDA, PARA A NECESSIDADE DE MAIOR VISIBILIDADE E CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS PARA O FORTALECIMENTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ÂMBITO INSTITUCIONAL.