NESSE ARTIGO, VAMOS DESCREVER OS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADES MAIS ABRANGENTES AO COTIDIANO DO INDIVIDUO, NO AMBIENTE ESCOLAR. DENOTAREMOS TAMBÉM ALGUNS PRECONCEITOS QUE DETERMINAM IMPASSES MAIS DIFÍCEIS DE SEREM SOLUCIONADOS PELO SUJEITO, COMO A DENOMINAÇÃO DO “ALUNO-PROBLEMA”. DANDO ÊNFASE AO ATUAL PROCESSO DE ANÁLISE AO QUAL UM PROFISSIONAL QUALIFICADO DEVE SE IMPOR, E, MOSTRAREMOS OS CRITÉRIOS E CONCLUSÕES SOBRE SEU PACIENTE DIAGNOSTICADO. NECESSITANDO DE UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO, NOSSO EMBATE PRINCIPAL É DIANTE DE ASSUNTOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DA SAÚDE, EM ESPECIAL, A PATOLOGIZAÇÃO E A MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO, COM CONFIRMAÇÕES VERÍDICAS SOBRE OS MALEFÍCIOS DESSA IMPLANTAÇÃO. E, POR FIM, SALIENTAREMOS A EFICÁCIA DE UM MOVIMENTO NECESSÁRIO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUAS FINALIDADES AOS ALUNOS REFERIDOS.