O PRESENTE ESTUDO CONSISTE EM ANALISAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NA PRÁTICA, POR MEIO DOS ESTÍMULOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE ESCOLAS CAMPESINAS. APONTA-SE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO ALGUNS AUTORES COMO: SOARES (2013); ARANA E KLEBIS (2015); COSCARELLI (2016); VYGOTSKY (2009); AMORIM, (2017), DENTRE OUTROS. DESTACA-SE QUE, LEITURA NÃO DEVE SER VISTA COMO UM ATO DE CODIFICAR OS SÍMBOLOS POR MEIO DAS LETRAS, PALAVRAS E FRASES, SEM ENTENDER OS SEUS SIGNIFICADOS, DEVE-SE COMPREENDER A LEITURA COMO PROCESSO DE DECIFRAÇÃO E DECODIFICAÇÃO QUE ENVOLVE DIVERSOS FATORES, O EDUCADOR DEVE PROPORCIONAR UMA LEITURA SENSITIVA QUE FAÇA SENTIDO AO LEITOR DE MODO QUE ELE SEJA CAPAZ DE COMPREENDER E INTERPRETAR DIFERENTES GÊNEROS. NESTE CONTEXTO, FOI ESCOLHIDO OS GÊNEROS TEXTUAIS POEMA/POESIA E MÚSICA COMO APORTE SUGESTIVO PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE LEITURA E ESCRITA PARA ESTA ETAPA DE ENSINO.