ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UM PROJETO REALIZADO DURANTE O ANO LETIVO DE 2019, EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL, QUE FOI APRESENTADO, BEM COMO, APROVADO E NO PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO 2019 PROMOVIDO PELO GOVERNO DA PARAÍBA POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, QUE APRESENTA UMA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, FUNDAMENTADO PELO MÉTODO INTERDISCIPLINAR, QUE SE ESTUDOU SOBRE OS TIPOS DE CONHECIMENTO, COM O OBJETIVO DE AGUÇAR A CURIOSIDADE, O INTERESSE E O HÁBITO DE PESQUISA NO EDUCANDO, PARA QUE ESSE NÃO APENAS REPRODUZA O QUE ESCUTA, BUSCANDO A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES, PARA QUE VIESSE A AMPLIAR DA MELHOR FORMA O SEU SENSO CRÍTICO, ENTENDENDO A AUTÊNTICA CORRELAÇÃO ENTRE O SENSO COMUM, A ARTE E PESQUISA POR MEIO DA TÉCNICA DO ARTISTA PARAIBANO, CONHECIDO COMO O “REI DO RITMO”, JACKSON DO PANDEIRO.