Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: PANDEMIA, ENSINO REMOTO, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69296
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1554
    "inscrito_id" => 6343
    "titulo" => """
      PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO \r\n
      CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE \r\n
      EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO \r\n
      PROFISSIONAL DO CEARÁ
      """
    "resumo" => """
      NO  PRIMEIRO  SEMESTRE  DE  2020, DEVIDO  À  PANDEMIA  DE  CORONAVÍRUS   DISEASE  2019  (COVID-19),  NO ESTADO  DO  CEARÁ,  O  FORMATO  DE  AULAS  PRESENCIAIS  FOI  SUBSTITUÍDO  PARA  O  FORMATO  DE  AULAS  REMOTAS MEDIADAS  PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE  INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS).  O PRESENTE ESTUDO,  DE ABORDAGEM QUALITATIVA E  UTILIZANDO-SE DO  RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MÉTODO  DE PESQUISA EDUCACIONAL,ENFOCA  A  EXPERIÊNCIA  DE  UMA  ESCOLA  ESTADUAL  DE  EDUCAÇÃO  PROFISSIONAL  (EEEP)  DA  REDE  PÚBLICA  DO CEARÁ,  QUE  INTEGRA  O  ENSINO  MÉDIO  À  EDUCAÇÃO  PROFISSIONAL,  NO  PLANEJAMENTO  DA  AVALIAÇÃO  DA APRENDIZAGEM  NO  ENSINO  REMOTO.  O  PLANEJAMENTO  DA  AVALIAÇÃO  PARTIU  DE  ALGUNS  QUESTIONAMENTOS: \r\n
      COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO?  COMO PROCEDER COM O ENSINO E A AVALIAÇÃO DOS  (AS)\r\n
      ALUNOS  (AS)  QUE  NÃO  POSSUEM  ACESSO  ÀS  TDICS?  COMO  MEDIAR  A    AVALIAÇÃO  DA  APRENDIZAGEM  E  OS \r\n
      CUIDADOS COM  O EMOCIONAL DOS (AS) ALUNOS  (AS)?  BUSCANDO RESPOSTAS  COLETIVAS,  A EEEP  INICIOU SUAS \r\n
      ATIVIDADES  REMOTAS,  NO SEGUNDO  SEMESTRE,  COM O  DESENVOLVIMENTO DE  MOMENTOS FORMATIVOS  COM FOCO \r\n
      NO  PLANEJAMENTO  DA  AVALIAÇÃO  DA  APRENDIZAGEM.  AS  CONTRIBUIÇÕES  TEÓRICAS  QUE  FUNDAMENTARAM  O \r\n
      TRABALHO  FORAM  DE  LIBÂNEO  (1994),  PERRENOUD  (1999),  SACRISTÁN(1998) HOFFMANN (2005,2009),  VASCONCELLOS  (1995,  2005)  E    LUCKESI (2011).  A  PESQUISA PERMITIU    O  ENTENDIMENTO  DE  QUE  É  IMPORTANTE  AVALIAR  A  APRENDIZAGEM  NO  ENSINO  REMOTO  PARA \r\n
      ACOMPANHAR  SE A  CONDUÇÃO  DOS PROCESSOS ESTÁ  POSSIBILITANDO  O APRENDER.  NO ENTANTO,  O PLANEJAMENTO \r\n
      DA  AVALIAÇÃO  PRECISA  LEVAR  EM  CONSIDERAÇÃO  O  CONTEXTO  DA  PANDEMIA,   OS(AS)  ALUNOS  (AS)  QUE  NÃO \r\n
      POSSUEM ACESSO ÀS TDICS E A DIMENSÃO EMOCIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO REMOTO, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID6343_02092020005552.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANNE KLEIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANNE KLEIA"
    "autor_email" => "jannekleia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69296
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1554
    "inscrito_id" => 6343
    "titulo" => """
      PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO \r\n
      CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE \r\n
      EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO \r\n
      PROFISSIONAL DO CEARÁ
      """
    "resumo" => """
      NO  PRIMEIRO  SEMESTRE  DE  2020, DEVIDO  À  PANDEMIA  DE  CORONAVÍRUS   DISEASE  2019  (COVID-19),  NO ESTADO  DO  CEARÁ,  O  FORMATO  DE  AULAS  PRESENCIAIS  FOI  SUBSTITUÍDO  PARA  O  FORMATO  DE  AULAS  REMOTAS MEDIADAS  PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE  INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS).  O PRESENTE ESTUDO,  DE ABORDAGEM QUALITATIVA E  UTILIZANDO-SE DO  RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MÉTODO  DE PESQUISA EDUCACIONAL,ENFOCA  A  EXPERIÊNCIA  DE  UMA  ESCOLA  ESTADUAL  DE  EDUCAÇÃO  PROFISSIONAL  (EEEP)  DA  REDE  PÚBLICA  DO CEARÁ,  QUE  INTEGRA  O  ENSINO  MÉDIO  À  EDUCAÇÃO  PROFISSIONAL,  NO  PLANEJAMENTO  DA  AVALIAÇÃO  DA APRENDIZAGEM  NO  ENSINO  REMOTO.  O  PLANEJAMENTO  DA  AVALIAÇÃO  PARTIU  DE  ALGUNS  QUESTIONAMENTOS: \r\n
      COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO?  COMO PROCEDER COM O ENSINO E A AVALIAÇÃO DOS  (AS)\r\n
      ALUNOS  (AS)  QUE  NÃO  POSSUEM  ACESSO  ÀS  TDICS?  COMO  MEDIAR  A    AVALIAÇÃO  DA  APRENDIZAGEM  E  OS \r\n
      CUIDADOS COM  O EMOCIONAL DOS (AS) ALUNOS  (AS)?  BUSCANDO RESPOSTAS  COLETIVAS,  A EEEP  INICIOU SUAS \r\n
      ATIVIDADES  REMOTAS,  NO SEGUNDO  SEMESTRE,  COM O  DESENVOLVIMENTO DE  MOMENTOS FORMATIVOS  COM FOCO \r\n
      NO  PLANEJAMENTO  DA  AVALIAÇÃO  DA  APRENDIZAGEM.  AS  CONTRIBUIÇÕES  TEÓRICAS  QUE  FUNDAMENTARAM  O \r\n
      TRABALHO  FORAM  DE  LIBÂNEO  (1994),  PERRENOUD  (1999),  SACRISTÁN(1998) HOFFMANN (2005,2009),  VASCONCELLOS  (1995,  2005)  E    LUCKESI (2011).  A  PESQUISA PERMITIU    O  ENTENDIMENTO  DE  QUE  É  IMPORTANTE  AVALIAR  A  APRENDIZAGEM  NO  ENSINO  REMOTO  PARA \r\n
      ACOMPANHAR  SE A  CONDUÇÃO  DOS PROCESSOS ESTÁ  POSSIBILITANDO  O APRENDER.  NO ENTANTO,  O PLANEJAMENTO \r\n
      DA  AVALIAÇÃO  PRECISA  LEVAR  EM  CONSIDERAÇÃO  O  CONTEXTO  DA  PANDEMIA,   OS(AS)  ALUNOS  (AS)  QUE  NÃO \r\n
      POSSUEM ACESSO ÀS TDICS E A DIMENSÃO EMOCIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO REMOTO, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID6343_02092020005552.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANNE KLEIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANNE KLEIA"
    "autor_email" => "jannekleia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020, DEVIDO À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19), NO ESTADO DO CEARÁ, O FORMATO DE AULAS PRESENCIAIS FOI SUBSTITUÍDO PARA O FORMATO DE AULAS REMOTAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). O PRESENTE ESTUDO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZANDO-SE DO RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MÉTODO DE PESQUISA EDUCACIONAL,ENFOCA A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ, QUE INTEGRA O ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. O PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO PARTIU DE ALGUNS QUESTIONAMENTOS: COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO? COMO PROCEDER COM O ENSINO E A AVALIAÇÃO DOS (AS) ALUNOS (AS) QUE NÃO POSSUEM ACESSO ÀS TDICS? COMO MEDIAR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS CUIDADOS COM O EMOCIONAL DOS (AS) ALUNOS (AS)? BUSCANDO RESPOSTAS COLETIVAS, A EEEP INICIOU SUAS ATIVIDADES REMOTAS, NO SEGUNDO SEMESTRE, COM O DESENVOLVIMENTO DE MOMENTOS FORMATIVOS COM FOCO NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTARAM O TRABALHO FORAM DE LIBÂNEO (1994), PERRENOUD (1999), SACRISTÁN(1998) HOFFMANN (2005,2009), VASCONCELLOS (1995, 2005) E LUCKESI (2011). A PESQUISA PERMITIU O ENTENDIMENTO DE QUE É IMPORTANTE AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO PARA ACOMPANHAR SE A CONDUÇÃO DOS PROCESSOS ESTÁ POSSIBILITANDO O APRENDER. NO ENTANTO, O PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO PRECISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO DA PANDEMIA, OS(AS) ALUNOS (AS) QUE NÃO POSSUEM ACESSO ÀS TDICS E A DIMENSÃO EMOCIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.