NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020, DEVIDO À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19), NO ESTADO DO CEARÁ, O FORMATO DE AULAS PRESENCIAIS FOI SUBSTITUÍDO PARA O FORMATO DE AULAS REMOTAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). O PRESENTE ESTUDO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZANDO-SE DO RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MÉTODO DE PESQUISA EDUCACIONAL,ENFOCA A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ, QUE INTEGRA O ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. O PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO PARTIU DE ALGUNS QUESTIONAMENTOS:
COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO? COMO PROCEDER COM O ENSINO E A AVALIAÇÃO DOS (AS)
ALUNOS (AS) QUE NÃO POSSUEM ACESSO ÀS TDICS? COMO MEDIAR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS
CUIDADOS COM O EMOCIONAL DOS (AS) ALUNOS (AS)? BUSCANDO RESPOSTAS COLETIVAS, A EEEP INICIOU SUAS
ATIVIDADES REMOTAS, NO SEGUNDO SEMESTRE, COM O DESENVOLVIMENTO DE MOMENTOS FORMATIVOS COM FOCO
NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTARAM O
TRABALHO FORAM DE LIBÂNEO (1994), PERRENOUD (1999), SACRISTÁN(1998) HOFFMANN (2005,2009), VASCONCELLOS (1995, 2005) E LUCKESI (2011). A PESQUISA PERMITIU O ENTENDIMENTO DE QUE É IMPORTANTE AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO PARA
ACOMPANHAR SE A CONDUÇÃO DOS PROCESSOS ESTÁ POSSIBILITANDO O APRENDER. NO ENTANTO, O PLANEJAMENTO
DA AVALIAÇÃO PRECISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO DA PANDEMIA, OS(AS) ALUNOS (AS) QUE NÃO
POSSUEM ACESSO ÀS TDICS E A DIMENSÃO EMOCIONAL.