O PRESENTE ESTUDO TEM COMO FOCO A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM AS DIRETRIZES PARA A ATUAÇÃO DO BANCO MUNDIAL NO ÂMBITO DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO, DENTRE ESSES O BRASILEIRO, COM OBSERVÂNCIA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DESENVOLVIDOS POR ESSES SISTEMAS. NESSA PERSPECTIVA, DESTACAMOS O ESTADO DE PERNAMBUCO COMO INTEGRANTE DESSE CONJUNTO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS QUE SOFREM AS INFLUENCIAS DO BANCO MUNDIAL E PERCEBEMOS A CONVERGÊNCIA PARA A DEFESA DE ADOÇÃO DO GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO VISANDO ELEVAR A EFICIÊNCIA E APRESENTAR RESULTADOS MENSURÁVEIS, QUE CONSISTE NO USO DE UMA PODEROSA TECNOLOGIA DE MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO, EMPREGADA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO. PERCEBEMOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DA LITERATURA PESQUISADA QUE NO ESTADO EM TELA QUE A EDUCAÇÃO PASSOU A SER DIMENSIONADA E AJUSTADA AOS INTERESSES DO MERCADO, ONDE ATÉ A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ASSUME CARACTERÍSTICAS DE INSTRUÇÃO E TREINAMENTO, PARA QUE HAJA COMPETITIVIDADE ENTRE OS PRÓPRIOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO, PREVALECENDO O RANQUEAMENTO ENTRE AS INSTITUIÇÕES AFIM DE ATINGIREM METAS EDUCACIONAIS PRÉ ESTABELECIDAS COM BASE NAS PERSPECTIVAS DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL.