A GAMIFICAÇÃO INTEGRA O CONJUNTO DE METODOLOGIAS ATIVAS, TIDAS NO ENSINO, COMO PRÁTICAS INOVADORAS, NELAS, O ALUNO É ENCORAJADO A TER POSICIONAMENTO AUTÔNOMO E PROTAGONISTA NA APRENDIZAGEM. O REFERIDO MÉTODO FAZ USO DA MECÂNICA E ESTÉTICA DE JOGOS PARA ENGAJAR A MOTIVAÇÃO E AÇÕES PROMOVENTES DE APRENDIZAGEM E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (KAPP, 2012). ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SIGNIFICATIVO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS-AM. PARA TANTO, VERIFICOU-SE NA LITERATURA, AS PROPOSIÇÕES A RESPEITO DA GAMIFICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO. DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTA É UMA PESQUISA DESCRITIVA COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, UTILIZANDO A PESQUISA-AÇÃO E PERGUNTAS ORAIS ABERTAS COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS NA COLETA DE DADOS (THIOLLENT, 1986). DESTARTE, POR MEIO DE UMA OFICINA, INTITULADA “DIVERSIDADE LINGUÍSTICA – AS LÍNGUAS DO NOSSO BRASIL”, OS ESTUDANTES COLABORATIVAMENTE PARTICIPARAM DA GAMIFICAÇÃO “LINGUISTICANDO”, A FIM DE SE TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE NA LÍNGUA PORTUGUESA (LP) EM SITUAÇÕES DE PRECONCEITO LINGUÍSTICO DENTRO E FORA DA ESCOLA, SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA NORMATIVA DA LP. OS RESULTADOS EXPLICITARAM QUE A GAMIFICAÇÃO APLICADA AO ENSINO SE MOSTRA EFICAZ, TORNA A AULA MAIS INTERESSANTE E DIVERTIDA. AS OBSERVAÇÕES E DISCURSO DOS EDUCANDOS APONTARAM QUE ELES SENTIRAM MOTIVAÇÃO, PRAZER, INTERESSE, ENGAJAMENTO, SENSO COLABORATIVO E AUTONOMIA NO ATO DE APRENDER EM MEIO A DESAFIOS E COMPETIÇÃO. ALÉM DISSO, A ESTRATÉGIA SE REVELOU UMA ALTERNATIVA MUNICIADORA AVALIATIVA PARA AMBAS AS PARTES.