RESUMO. A PESQUISA ABORDA A CONEXÃO TECNOLÓGICA E PRÁTICAS DE ENSINO EM AMBIENTES DIFERENCIADOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, NAS ESFERAS MUNICIPAL, ESTADUAL E PARTICULAR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA CIDADE DE CAJUEIRO – ALAGOAS. SOB A ÓTICA TEÓRICA, COM APLICAÇÃO DE RECURSO TECNOLÓGICO. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É INTENCIONAMOS, O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAL, ELEVAREM DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS, INTERDISCIPLINARES E MULTICULTURAIS NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), POR MEIO DE UMA DISCUSSÃO QUE SE DESLOCA DA ESFERA EDUCACIONAL NACIONAL E ASSUME UM CONSIDERÁVEL POTENCIAL PARA A EDUCAÇÃO HÍBRIDA. A NATUREZA DE PESQUISA QUALITATIVA É ESTIMULAR A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, BEM COMO EQUIPAMENTO TECNOLÓGICO COMO SUPORTE DO MULTILETRAMENTO E MULTICULTURAL. COMO FERRAMENTA DIDÁTICA, CONTAMOS COM UM QUESTIONÁRIO ONLINE QUE CONTENDO SEIS PERGUNTAS, NOS QUAIS SE BUSCOU APRESENTAR E APRIMORAR O PROCESSO DE ENISNO E APRENDIZAGEM ACERCA DO ENSINO REMOTO, AS TIDC’S E A DISCUSSÃO DO ENSINO, DE UM OLHAR PEDAGOGICO EDUCACIONAL, VOGA NA TEORIA “ DE PLURALIDADE E IDENTIFICAÇÃO” DO APRENDER NO ATO DE CONHECER. ESSA MUDANÇA REQUER DO PROFESSOR UMA ADPTAÇÃO DO COTIDIANO DOMESTICO Á NOVA MANEIRA DE TRABALHO, O QUE NEM SEMPRE SIMPLES . AS INSTITUIÇÕES, COM O INTUITO DE EVITAR QUE OS ALUNOS SEJAM PREJUDICADOS IMPLEMENTARAM MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA QUE TODOS POSSAM CONTINUAR ESTUDANDO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. DURANTE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, OS PROFESSORES PARTICIPARAM DA PESQUISA DE MANEIRA COOPERATIVA. EMITINDO SUA OPINIÃO, DIFICULDADES E DESAFIOS E, REDIGIR COM COMPETÊNCIA DE MANEIRA SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA.