ESTE PROJETO CONSISTE NA DESCRIÇÃO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM OS DISCENTES E DOCENTES DO TURNO NOTURNO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE MANAUS, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER A RELAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ACADÊMICOS INSERIDOS NOS CURSOS DE ENGENHARIAS, LICENCIATURA EM QUÍMICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULOS E AS METODOLOGIAS APLICADAS DURANTE O ENSINO DA DISCIPLINA NESSA INSTITUIÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGENS QUANTITATIVAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A QUANTIDADE DE DISCENTES QUE CURSAM ESSAS DISCIPLINAS, ONDE FOI REALIZADA A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES COM ASSUNTOS RELACIONADOS NAS MATRIZES CURRICULARES DESSES CURSOS. JÁ, DE MANEIRA QUALITATIVA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM ESSES DISCENTES ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO AVALIANDO: O HISTÓRICO DA SUA FORMAÇÃO, A RELAÇÃO TRABALHO E ESTUDO, AS DIFICULDADES DE ENTENDIMENTO DOS ASSUNTOS DE CÁLCULO, ENTRE OUTROS. NAS ENTREVISTAS REALIZADAS, OS DOCENTES FORAM PARTE INTEGRANTE DESSA PESQUISA, DESDE AS COLETAS DOS DADOS COM INFORMAÇÕES SOBRE AS PERSPECTIVAS DESSES DOCENTES PARA COM ESSES DISCENTES, NA COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DESSAS DISCIPLINAS, BEM COMO AS SUAS ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE FORMA A MELHORAR A CONDIÇÃO DE ENSINO-APRENDIZADO EM SALA DE AULA. E OS RESULTADOS OBTIDOS, INDICAM NÃO SOMENTE AUSÊNCIA DESSA ABORDAGEM DE TÓPICOS DE MATEMÁTICA, MAS, A LIMITADA AUSÊNCIA DE CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS QUE ACABAM SENDO “GRANDES” OBSTÁCULOS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DESSES FUTUROS PROFISSIONAIS.