O ABANDONO ESCOLAR É UM TEMA COMUM NOS DEBATES DO PODER PÚBLICO E MEIOS ACADÊMICOS. SUAS CAUSAS NORMALMENTE NÃO SÃO DIRETAMENTE LIGADAS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MAS UMA EFICIENTE GESTÃO PÚBLICA PODE ATENUAR AS CAUSAS DA DESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA OS ALTOS ÍNDICES DE ABANDONO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELFORD ROXO - RJ. DIANTE DESTE CENÁRIO, REFLETIR A RESPEITO DOS MOTIVOS PELOS QUAIS OS ESTUDANTES ABANDONAM SEUS ESTUDOS É O PASSO INICIAL PARA BUSCAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA A DIMINUIÇÃO DOS ALTOS ÍNDICES APRESENTADOS. A PARTIR DO APROFUNDAMENTO DE DIVERSOS REFERENCIAIS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS LIGADOS AO CAMPO ESTUDADO, FORAM EFETUADAS LEITURAS QUE SUBSIDIARAM A MENSURAÇÃO DOS DADOS ESTATÍSTICOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), VINCULADO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), POSSIBILITANDO VERIFICAR AS TAXAS DE ABANDONO E REPROVAÇÕES EM BELFORD ROXO. APRESENTA-SE, POR FIM, UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO PARA OS DEBATES SOBRE A CRISE DE GESTÃO ESCOLAR.