Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NOPROCESSO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA, RELAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68009
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2530
    "inscrito_id" => 6446
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NOPROCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR QUESTÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS, AS DIFICULDADES QUE PERPASSAM A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS EM FACE DESSE ENVOLVIMENTO. A FAMÍLIA E A ESCOLA DIVIDEM ALGUMAS RESPONSABILIDADES, NO QUE TANGE À FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA UMA VIVÊNCIA EM SOCIEDADE. PARA A ESCOLA ALCANÇAR RESULTADOS MAIS EFETIVOS DE SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO O APOIO DA FAMÍLIA, AO COMPARTILHAREM VIVÊNCIAS E MANTEREM CONSTANTE DIÁLOGO. O TRABALHO FUNDAMENTOU-SE NOS PESQUISADORES E ESTUDIOSOS ERIK ERIKSON, MARINHO E ARAÚJO, ANA MERCÊS BOCK, ASSIM COMO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. UTILIZAMOS COMO MÉTODO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NAS SEGUINTES PLATAFORMAS: SCIELO, PORTAL CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. A PARTIR DO QUE FOI ESTUDADO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE É SIGNIFICATIVA A PRESENÇA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE ELA É AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E RELACIONAL DOS SUJEITOS. ADEMAIS, PERCEBEMOS QUE HÁ UM PROCESSO DE CULPABILIZAÇÃO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA, AO INVÉS DE AMBAS AS PARTES TOMAREM SUAS RESPONSABILIDADES. A PERCEPÇÃO DOS FILHOS DESSA RELAÇÃO É PERPASSADA POR INSEGURANÇAS, POIS ESSE CONTATO COSTUMA OCORRER QUANDO EXISTE ALGO ERRADO. POR ISSO, É IMPORTANTE A INCLUSÃO DOS PAIS NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA, ALÉM DO EMPENHO EM CONHECER BEM A ESTRUTURA FAMILIAR, FACILITANDO NA COMPREENSÃO DO ALUNO E ENVOLVENDO ESSES PAIS EM UMA COMUNICAÇÃO CLARA, SIMPLES E COMPREENSÍVEL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA, RELAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID6446_23102020160402.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILE MARTINS STUDART"
    "autor_nome_curto" => "CAMILE"
    "autor_email" => "camilestudart@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68009
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2530
    "inscrito_id" => 6446
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NOPROCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR QUESTÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS, AS DIFICULDADES QUE PERPASSAM A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS EM FACE DESSE ENVOLVIMENTO. A FAMÍLIA E A ESCOLA DIVIDEM ALGUMAS RESPONSABILIDADES, NO QUE TANGE À FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA UMA VIVÊNCIA EM SOCIEDADE. PARA A ESCOLA ALCANÇAR RESULTADOS MAIS EFETIVOS DE SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO O APOIO DA FAMÍLIA, AO COMPARTILHAREM VIVÊNCIAS E MANTEREM CONSTANTE DIÁLOGO. O TRABALHO FUNDAMENTOU-SE NOS PESQUISADORES E ESTUDIOSOS ERIK ERIKSON, MARINHO E ARAÚJO, ANA MERCÊS BOCK, ASSIM COMO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. UTILIZAMOS COMO MÉTODO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NAS SEGUINTES PLATAFORMAS: SCIELO, PORTAL CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. A PARTIR DO QUE FOI ESTUDADO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE É SIGNIFICATIVA A PRESENÇA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE ELA É AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E RELACIONAL DOS SUJEITOS. ADEMAIS, PERCEBEMOS QUE HÁ UM PROCESSO DE CULPABILIZAÇÃO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA, AO INVÉS DE AMBAS AS PARTES TOMAREM SUAS RESPONSABILIDADES. A PERCEPÇÃO DOS FILHOS DESSA RELAÇÃO É PERPASSADA POR INSEGURANÇAS, POIS ESSE CONTATO COSTUMA OCORRER QUANDO EXISTE ALGO ERRADO. POR ISSO, É IMPORTANTE A INCLUSÃO DOS PAIS NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA, ALÉM DO EMPENHO EM CONHECER BEM A ESTRUTURA FAMILIAR, FACILITANDO NA COMPREENSÃO DO ALUNO E ENVOLVENDO ESSES PAIS EM UMA COMUNICAÇÃO CLARA, SIMPLES E COMPREENSÍVEL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA, RELAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID6446_23102020160402.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILE MARTINS STUDART"
    "autor_nome_curto" => "CAMILE"
    "autor_email" => "camilestudart@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR QUESTÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS, AS DIFICULDADES QUE PERPASSAM A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS EM FACE DESSE ENVOLVIMENTO. A FAMÍLIA E A ESCOLA DIVIDEM ALGUMAS RESPONSABILIDADES, NO QUE TANGE À FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA UMA VIVÊNCIA EM SOCIEDADE. PARA A ESCOLA ALCANÇAR RESULTADOS MAIS EFETIVOS DE SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO O APOIO DA FAMÍLIA, AO COMPARTILHAREM VIVÊNCIAS E MANTEREM CONSTANTE DIÁLOGO. O TRABALHO FUNDAMENTOU-SE NOS PESQUISADORES E ESTUDIOSOS ERIK ERIKSON, MARINHO E ARAÚJO, ANA MERCÊS BOCK, ASSIM COMO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. UTILIZAMOS COMO MÉTODO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NAS SEGUINTES PLATAFORMAS: SCIELO, PORTAL CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. A PARTIR DO QUE FOI ESTUDADO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE É SIGNIFICATIVA A PRESENÇA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE ELA É AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E RELACIONAL DOS SUJEITOS. ADEMAIS, PERCEBEMOS QUE HÁ UM PROCESSO DE CULPABILIZAÇÃO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA, AO INVÉS DE AMBAS AS PARTES TOMAREM SUAS RESPONSABILIDADES. A PERCEPÇÃO DOS FILHOS DESSA RELAÇÃO É PERPASSADA POR INSEGURANÇAS, POIS ESSE CONTATO COSTUMA OCORRER QUANDO EXISTE ALGO ERRADO. POR ISSO, É IMPORTANTE A INCLUSÃO DOS PAIS NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA, ALÉM DO EMPENHO EM CONHECER BEM A ESTRUTURA FAMILIAR, FACILITANDO NA COMPREENSÃO DO ALUNO E ENVOLVENDO ESSES PAIS EM UMA COMUNICAÇÃO CLARA, SIMPLES E COMPREENSÍVEL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.