O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR QUESTÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS, AS DIFICULDADES QUE PERPASSAM A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS EM FACE DESSE ENVOLVIMENTO. A FAMÍLIA E A ESCOLA DIVIDEM ALGUMAS RESPONSABILIDADES, NO QUE TANGE À FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA UMA VIVÊNCIA EM SOCIEDADE. PARA A ESCOLA ALCANÇAR RESULTADOS MAIS EFETIVOS DE SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO O APOIO DA FAMÍLIA, AO COMPARTILHAREM VIVÊNCIAS E MANTEREM CONSTANTE DIÁLOGO. O TRABALHO FUNDAMENTOU-SE NOS PESQUISADORES E ESTUDIOSOS ERIK ERIKSON, MARINHO E ARAÚJO, ANA MERCÊS BOCK, ASSIM COMO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. UTILIZAMOS COMO MÉTODO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NAS SEGUINTES PLATAFORMAS: SCIELO, PORTAL CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. A PARTIR DO QUE FOI ESTUDADO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE É SIGNIFICATIVA A PRESENÇA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE ELA É AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E RELACIONAL DOS SUJEITOS. ADEMAIS, PERCEBEMOS QUE HÁ UM PROCESSO DE CULPABILIZAÇÃO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA, AO INVÉS DE AMBAS AS PARTES TOMAREM SUAS RESPONSABILIDADES. A PERCEPÇÃO DOS FILHOS DESSA RELAÇÃO É PERPASSADA POR INSEGURANÇAS, POIS ESSE CONTATO COSTUMA OCORRER QUANDO EXISTE ALGO ERRADO. POR ISSO, É IMPORTANTE A INCLUSÃO DOS PAIS NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA, ALÉM DO EMPENHO EM CONHECER BEM A ESTRUTURA FAMILIAR, FACILITANDO NA COMPREENSÃO DO ALUNO E ENVOLVENDO ESSES PAIS EM UMA COMUNICAÇÃO CLARA, SIMPLES E COMPREENSÍVEL.