ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, A PARTIR DOS ESTUDOS DO GRUPO DE PESQUISA EM HUMANIDADES E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DO IFMT – GPHSC/IFMT FORAM ANALISADOS DIVERSOS AUTORES QUE TRATAM DO TEMA “PROTAGONISMO JOVEM.” COM O OBJETIVO DE COMPREENDER OS CONCEITOS QUE ABRANGEM O TEMA DO PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO NESTA PESQUISA ESTÁ PAUTADO NOS AUTORES FREIRE (2019), HARARI (2018), HONNETH (2013), COSTA &VIEIRA (2006), COSTA (2000) E GILMAR (2007); O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO TRATA-SE DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SISTEMÁTICO BUSCANDO PONTOS DE VISTA DIVERSOS, FAVORÁVEL OU NÃO AO TEMA, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM PERCEBER QUE O PROTAGONISMO OCORRE COM BASE NA AUTONOMIA DO ESTUDANTE, OBSERVAR QUE NESTE MODO EXISTE UMA DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER DE ATUAR DIANTE DO CONHECIMENTO PROPOSTO QUE SE TRANSFORMA EM CONHECIMENTO DIALOGADO E PARTICIPATIVO. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS APONTAM QUE O PROTAGONISMO PODE SE DESENVOLVER A PARTIR DO EMPODERAMENTO ESTUDANTIL NO AMBIENTE EDUCACIONAL, MAS QUE EXISTE A POSSIBILIDADE DE REALIZÁ-LO PELO ENVOLVIMENTO COLETIVO.