Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LUDICIDADE, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TRAZ COMO ARTICULAÇÃO O USO DA LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LUDICIDADE É PRIMORDIAL PARA A EFICÁCIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E A INFÂNCIA É A TRANSPOSIÇÃO DA LIBERDADE E, O BRINCAR DESPERTA NA CRIANÇA HABILIDADES E PRAZER EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DE MANEIRA DIVERTIDA. ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DO QUE É LÚDICO, JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSA PERSPECTIVA QUESTIONA-SE TAMBÉM DIANTE DO ATUAL CENÁRIO COMO AS CRIANÇAS APRENDEM MATEMÁTICA NA ESCOLA DESDE OS ANOS INICIAIS. BUSCANDO ANALISAR A PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS, QUE MUITAS DAS VEZES NÃO SÃO UTILIZADOS NA SALA DE AULA. POR OUTRO LADO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DISSEMINADAS AO LONGO DO TEMPO, QUE TROUXERAM NOVAS FORMAS DE ENTENDER E DIFUNDIR O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, INTRODUZ NOVAS CARACTERÍSTICAS A ESSE PROCESSO, CONTRIBUINDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DESSE EDUCANDO. E ACIMA DE TUDO, É UMA QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.

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