ESTE ARTIGO TRAZ COMO ARTICULAÇÃO O USO DA LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO ENSINO DA
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LUDICIDADE É PRIMORDIAL PARA A EFICÁCIA DO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E A INFÂNCIA É A TRANSPOSIÇÃO DA LIBERDADE E, O BRINCAR DESPERTA NA CRIANÇA
HABILIDADES E PRAZER EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DE MANEIRA DIVERTIDA. ESTE TRABALHO
FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DO QUE É LÚDICO, JOGOS,
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSA PERSPECTIVA QUESTIONA-SE TAMBÉM DIANTE DO ATUAL
CENÁRIO COMO AS CRIANÇAS APRENDEM MATEMÁTICA NA ESCOLA DESDE OS ANOS INICIAIS. BUSCANDO ANALISAR A
PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS, QUE MUITAS DAS VEZES NÃO SÃO
UTILIZADOS NA SALA DE AULA. POR OUTRO LADO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DISSEMINADAS
AO LONGO DO TEMPO, QUE TROUXERAM NOVAS FORMAS DE ENTENDER E DIFUNDIR O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS
CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, INTRODUZ NOVAS CARACTERÍSTICAS A ESSE PROCESSO, CONTRIBUINDO DE MANEIRA
SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DESSE EDUCANDO. E ACIMA DE TUDO, É UMA QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO
AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.