Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LUDICIDADE, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68006
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 793
    "inscrito_id" => 5510
    "titulo" => """
      AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE PARA O PROCESSO DE\r\n
      APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TRAZ COMO ARTICULAÇÃO O USO DA LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO ENSINO DA\r\n
      MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LUDICIDADE É PRIMORDIAL PARA A EFICÁCIA DO PROCESSO DE\r\n
      APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E A INFÂNCIA É A TRANSPOSIÇÃO DA LIBERDADE E, O BRINCAR DESPERTA NA CRIANÇA\r\n
      HABILIDADES E PRAZER EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DE MANEIRA DIVERTIDA. ESTE TRABALHO\r\n
      FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DO QUE É LÚDICO, JOGOS,\r\n
      BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSA PERSPECTIVA QUESTIONA-SE TAMBÉM DIANTE DO ATUAL\r\n
      CENÁRIO COMO AS CRIANÇAS APRENDEM MATEMÁTICA NA ESCOLA DESDE OS ANOS INICIAIS. BUSCANDO ANALISAR A\r\n
      PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS, QUE MUITAS DAS VEZES NÃO SÃO\r\n
      UTILIZADOS NA SALA DE AULA. POR OUTRO LADO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DISSEMINADAS\r\n
      AO LONGO DO TEMPO, QUE TROUXERAM NOVAS FORMAS DE ENTENDER E DIFUNDIR O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS\r\n
      CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA\r\n
      ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, INTRODUZ NOVAS CARACTERÍSTICAS A ESSE PROCESSO, CONTRIBUINDO DE MANEIRA\r\n
      SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DESSE EDUCANDO. E ACIMA DE TUDO, É UMA QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO\r\n
      AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID5510_26082020225641.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILÉIA CASTRO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILÉIA"
    "autor_email" => "Rosileia019@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68006
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 793
    "inscrito_id" => 5510
    "titulo" => """
      AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE PARA O PROCESSO DE\r\n
      APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TRAZ COMO ARTICULAÇÃO O USO DA LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO ENSINO DA\r\n
      MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LUDICIDADE É PRIMORDIAL PARA A EFICÁCIA DO PROCESSO DE\r\n
      APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E A INFÂNCIA É A TRANSPOSIÇÃO DA LIBERDADE E, O BRINCAR DESPERTA NA CRIANÇA\r\n
      HABILIDADES E PRAZER EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DE MANEIRA DIVERTIDA. ESTE TRABALHO\r\n
      FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DO QUE É LÚDICO, JOGOS,\r\n
      BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSA PERSPECTIVA QUESTIONA-SE TAMBÉM DIANTE DO ATUAL\r\n
      CENÁRIO COMO AS CRIANÇAS APRENDEM MATEMÁTICA NA ESCOLA DESDE OS ANOS INICIAIS. BUSCANDO ANALISAR A\r\n
      PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS, QUE MUITAS DAS VEZES NÃO SÃO\r\n
      UTILIZADOS NA SALA DE AULA. POR OUTRO LADO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DISSEMINADAS\r\n
      AO LONGO DO TEMPO, QUE TROUXERAM NOVAS FORMAS DE ENTENDER E DIFUNDIR O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS\r\n
      CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA\r\n
      ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, INTRODUZ NOVAS CARACTERÍSTICAS A ESSE PROCESSO, CONTRIBUINDO DE MANEIRA\r\n
      SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DESSE EDUCANDO. E ACIMA DE TUDO, É UMA QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO\r\n
      AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID5510_26082020225641.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILÉIA CASTRO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILÉIA"
    "autor_email" => "Rosileia019@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TRAZ COMO ARTICULAÇÃO O USO DA LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LUDICIDADE É PRIMORDIAL PARA A EFICÁCIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E A INFÂNCIA É A TRANSPOSIÇÃO DA LIBERDADE E, O BRINCAR DESPERTA NA CRIANÇA HABILIDADES E PRAZER EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DE MANEIRA DIVERTIDA. ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DO QUE É LÚDICO, JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSA PERSPECTIVA QUESTIONA-SE TAMBÉM DIANTE DO ATUAL CENÁRIO COMO AS CRIANÇAS APRENDEM MATEMÁTICA NA ESCOLA DESDE OS ANOS INICIAIS. BUSCANDO ANALISAR A PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS, QUE MUITAS DAS VEZES NÃO SÃO UTILIZADOS NA SALA DE AULA. POR OUTRO LADO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DISSEMINADAS AO LONGO DO TEMPO, QUE TROUXERAM NOVAS FORMAS DE ENTENDER E DIFUNDIR O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, INTRODUZ NOVAS CARACTERÍSTICAS A ESSE PROCESSO, CONTRIBUINDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DESSE EDUCANDO. E ACIMA DE TUDO, É UMA QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.