OS ESTUDOS RELATIVOS ÀS TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS, E COMO SE PROCESSA A APRENDIZAGEM HUMANA SE CONSTITUEM NA ATUALIDADE EM CONDIÇÃO IMPRESCINDÍVEL PARA A ORGANIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS, DIFUSÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS DOCENTES. O PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E FLEXIBILIDADE SÃO CENTRAIS AO PROCESSO DE APRENDER. ALÉM DISSO, COMO ESTES CONHECIMENTOS INCIDEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, RELACIONANDO-OS COM A PRÁTICA DOCENTE E USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. NESTE ARTIGO PRETENDE-SE APRESENTAR POR MEIO DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, CONSTRUÍDO AO LONGO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 EM ESPAÇO UNIVERSITÁRIO DE UMA IES PRIVADA/CONFESSIONAL, NA REGIÃO DE IVATUBA-PR, DURANTE A PANDEMIA DA COVID19, A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS NA ENSINO SUPERIOR.