PENSAR EM UMA ESCOLA INCLUSIVA É PENSAR EM UM ESPAÇO ABERTO, NO QUAL A DIVERSIDADE É TIDA COMO CARACTERÍSTICA INTRÍNSECA À EDUCAÇÃO. PARTINDO DESSE PONTO DE VISTA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E ANALISAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA, DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN, MATRICULADOS EM CLASSE COMUM. O ESTUDO FOI REALIZADO EM QUATRO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA, ENVOLVENDO SETE EDUCANDOS DE DIFERENTES SÉRIES, DESDE A PRÉ-ESCOLA ATÉ O ENSINO MÉDIO E CINCO PROFESSORAS DE INGLÊS. ALÉM DISSO, FOI FEITA UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA QUE DESSE O SUPORTE À FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E AO EXAME DAS INFORMAÇÕES ACOLHIDAS, CONSULTANDO AUTORES QUE SE DESTACAM NA ÁREA. EM RELAÇÃO ÀS PRATICAS DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN, FOI POSSÍVEL PERCEBER O COMPROMETIMENTO DAS PROFESSORAS NA BUSCA POR INOVAÇÃO NO INTUITO DE INCLUIR TODOS OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PUDEMOS OBSERVAR O REFLEXO DESSE ESFORÇO NO INTERESSE DOS EDUCANDOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA. NESSE SENTIDO, CONSTATAMOS QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É UM PROCESSO COMPLEXO, QUE VEM ACONTECENDO DE MANEIRA GRADATIVA NAS ESCOLAS, MAS QUE ENVOLVE UMA BUSCA CONSTANTE DE APRIMORAMENTO.