AS QUESTÕES RELATIVAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PERMEARAM POR MUITO TEMPO CONCEITOS ESTIGMATIZADORES RELACIONADOS ÀS LIMITAÇÕES AO APRENDER. APÓS ANOS DE LUTA RELATIVOS AOS PROCESSOS INCLUSIVOS QUE, AGORA, ENXERGAVAM AS SUAS POTENCIALIDADES, TEMOS UM CENÁRIO EDUCACIONAL QUE TENTA COMPREENDER O SUJEITO. DESSE MODO, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE, COMO POLÍTICA PÚBLICA, CONTRIBUI NA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA QUE ESTÃO MATRICULADOS NA REDE DE ENSINO. O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GARANHUNS, NO ANO DE 2018, REFLETINDO ACERCA DAS PRÁTICAS DE AEE E AS POSSIBILIDADES DA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR. ASSIM, REALIZAMOS NOSSAS DISCUSSÕES A LUZ DE MANTOAN (2009) E OUTROS APORTES QUE ESTRUTURARAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.