VAZ, Eurico Mayer et al.. O aprendiz de língua inglesa como protagonista. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68930>. Acesso em: 22/11/2024 00:02
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR O USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO POR ALUNOS EM UM AMBIENTE DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. TOMANDO COMO NORTEADORES TEÓRICOS AS PROPOSIÇÕES DE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL, ESTA PESQUISA QUALITATIVA PRETENDE UTILIZAR OS JOGOS TEATRAIS COMO MEIO DE APRIMORAR A PRODUÇÃO E A COMUNICAÇÃO ORAL. AS HIPÓTESES SÃO DE QUE INSTRUÇÕES DE TAREFAS CLARAS E OBJETIVOS PEDAGÓGICOS TÊM UMA RELAÇÃO DIRETA COM, RESPECTIVAMENTE, OS NÍVEIS DE DIFICULDADE E UTILIDADE PERCEBIDOS PELOS SUJEITOS DA PESQUISA. NOVE ATIVIDADES DE ROLE-PLAY FORAM REALIZADAS AO LONGO DAS 48 HORAS DO CURSO. A COLETA DE DADOS EMERGE DE UM DIÁRIO REFLEXIVO MANTIDO PELO PESQUISADOR E 102 RESPOSTAS A NOVE FORMULÁRIOS APLICADOS COM ALUNOS MATRICULADOS EM UM CURSO OFERECIDO PELO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS DA UFC DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. OS RESULTADOS PARECEM CORROBORAR A IMPORTÂNCIA DE INSTRUÇÕES CLARAS DAS TAREFAS E INDICAR A DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO DOS APRENDIZES AO LONGO DO CURSO.