O TRABALHO ANALISA A SITUAÇÃO ATUAL DA EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, DESDE A IMPLANTAÇÃO PELA LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – 9394/1996, BUSCANDO OPORTUNIZAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA OS QUE NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR OS ESTUDOS NO DEVIDO TEMPO. PARA ISSO UTILIZOU-SE DADOS DO INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, DO IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IDENTIFICANDO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS DESTA, COMO FORMA DE MELHOR RETRATAR AS REAIS CONDIÇÕES DA MESMA. A PARTIR DESSA ANÁLISE, O TEXTO DIALOGA COM OS CONCEITOS DE ANALFABETISMO FUNCIONAL, INCLUSÃO EXCLUDENTE, EMPURROTERAPIA, CONSIDERAÇÕES GERALMENTE ASSOCIADAS AOS JOVENS DOS MEIOS POPULARES, ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS, TENTANDO EXPLICAR A CONDIÇÃO DE BAIXA APRENDIZAGEM QUE OS CARACTERIZAM. A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA ENTRA NESSE CONTEXTO, COMO ALTERNATIVA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE RESPEITAR AS DIFERENTES IDENTIDADES, AS SINGULARIDADES DOS INDIVÍDUOS QUE ADENTRAM OS MUROS ESCOLARES, ATENTANDO PARA OS SABERES QUE TRAZEM, TANTO QUANTO PARA OS SABERES CIENTÍFICOS QUE LHES VÃO SER APRESENTADOS AO LONGO DOS ESTUDOS. SEM PRETENDER ESGOTAR O TEMA, ESTE ARTIGO SUCINTA UMA BREVE ANÁLISE DOS TEMPOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA MODALIDADE EJA, ENTENDENDO QUE É OPORTUNO E PERTINENTE PARA OS EDUCADORES E GOVERNANTES, JÁ QUE ESTA TEM APRESENTADO QUEDA NO NÚMERO DE MATRÍCULAS, EM TEMPO QUE OS ÍNDICES DE ANALFABETOS E DESEMPREGADOS CONTINUAM ELEVADOS.