Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 154
ARBORIZAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA, PARAÍBA

Palavra-chaves: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, VALORES AMBIENTAIS, VEGETAÇÃO ARBÓREA, , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental

Resumo

A ARBORIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR PODE SER INSTRUMENTO ESSENCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESTIMULAR ALUNOS E PROFESSORES NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, NA VALORIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA E BUSCA PELA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ESCOLAS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU REALIZAR PRÁTICA DE ARBORIZAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA, PARAÍBA, UTILIZANDO PLANTAS NATIVAS DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PARTICIPARAM DA VIVÊNCIA, 27 ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA REUNIU DESTE TOTAL, 55,6% (N = 15) ESTUDANTES DO GÊNERO FEMININO E 44,4% (N = 12) DO GÊNERO MASCULINO, COM IDADES ENTRE 12 A 14 ANOS. O ESTUDO OCORREU DE MANEIRA QUALITATIVA, EM DUAS ETAPAS, INICIALMENTE A PALESTRA DIDÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA E ASPECTOS BOTÂNICOS DE ESPÉCIES NATIVAS, E EM SEGUIDA, UMA AÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR POR MEIO DO PLANTIO DE MUDAS NATIVAS CONHECIDAS POPULARMENTE COMO CRAIBEIRA (TABEBUIA AUREA (SILVA MANSO) BENTH. & HOOK. F. EX S. MOORE) E AROEIRA (MYRACRODRUON URUNDEUVA). A VIVÊNCIA DIDÁTICA PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES O CONHECIMENTO RELACIONADO AOS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES NATIVAS À QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL. O ESTUDO PROMOVEU A INCLUSÃO DOS ALUNOS E A EMOTIVIDADE PARA A EXECUÇÃO DA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA EM RELAÇÃO AOS VALORES AMBIENTAIS. A VIVÊNCIA PRÁTICA PROPORCIONOU A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES, TORNANDO-OS CONSCIENTES DE SUAS AÇÕES EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A PESQUISA REPRESENTA A VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS DA CAATINGA, VISANDO MELHORAR A QUALIDADE DO AMBIENTE E DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.