O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOGÊNESE COMO PROCEDIMENTO AVALIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO METODOLOGIA DE PESQUISA, FOI PRIORIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ESTUDO DE CASO, FAZENDO USO DAS FERRAMENTAS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E TESTES DA PSICOGÊNESE. A PESQUISA FOI REALIZADA COM A TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A PROFESSORA DA TURMA. BUSCAMOS APOIO TEÓRICO NOS ESTUDOS DE FERREIRO E TEBEROSKY (1999), GROSSI (1990A, B, C), MORAIS (2012), E ENTRE OUTROS, QUE CONTRIBUÍRAM PARA AS DISCUSSÕES ESCRITAS NESTE TRABALHO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. OBSERVAMOS QUE A PROFESSORA DA TURMA CONHECE EM QUE NÍVEL DE APRENDIZAGEM CADA CRIANÇA SE ENCONTRA, POIS, REALIZA OS DITADOS COMO FORMA DE IDENTIFICAR AS FASES DA ESCRITA, BEM COMO, APLICA ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A LEITURA E A ESCRITA, QUE VÊM CONTRIBUINDO PARA A EVOLUÇÃO DOS EDUCANDOS.