Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER BRINCANDO: O USO DO LÚDICO EM ANATOMIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, ANATOMIA, ENSINO APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS, BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67975
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 600
    "inscrito_id" => 5378
    "titulo" => """
      APRENDER BRINCANDO: O USO DO LÚDICO EM ANATOMIA E\r\n
      SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
      """
    "resumo" => """
      A BUSCA CONSTANTE POR METODOLOGIAS E ESTRAT?GIAS PEDAG?GICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS\r\n
      ALUNOS NAS AULAS, VEM SE TORNANDO PAUTAS CADA VEZ MAIS FREQUENTES NO ?MBITO EDUCACIONAL.\r\n
      PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA VISTO QUE ESSAS DISCIPLINAS ENVOLVEM O USO DE\r\n
      NOMENCLATURAS E CONCEITOS DIF?CEIS DE SEREM COMPREENDIDOS PELOS ESTUDANTES. CABENDO ASSIM\r\n
      AOS PROFESSORES O DESAFIO DE INOVAR E DESENVOLVER PR?TICAS EM SALA DE AULA QUE ESTIMULEM A\r\n
      PARTICIPA??O E O INTERESSE DOS ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA A UTILIZA??O DE JOGOS DID?TICOS EM SALA\r\n
      DE AULA PODE SE CONSTITUIR UM RECURSO DID?TICO VI?VEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM\r\n
      DECORR?NCIA DAS VANTAGENS QUE LHE S?O ATRIBU?DAS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ENFATIZAR\r\n
      AS PRINCIPAIS CONTRIBUI??ES DO USO DE JOGOS DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM FOCO\r\n
      NO CONTE?DO DE ANATOMIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA REALIZANDO UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM LEVANTAMENTO DE ARTIGOS RELACIONADOS A\r\n
      TEM?TICA. COMO RESULTADO FOI POSS?VEL ENCONTRAR NA LITERATURA DIVERSOS ARTIGOS QUE RELATAM A\r\n
      APLICA??O E EXPERI?NCIAS COM OS JOGOS DID?TICOS NESSA DISCIPLINA. OS ARTIGOS ESTUDADOS\r\n
      APRESENTARAM BONS RESULTADOS E UMA GRANDE MOTIVA??O POR PARTES DOS ALUNOS, CONCLU?MOS ASSIM\r\n
      QUE A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS EM SALA DE AULA OFERECEI N?MEROS BENEF?CIOS TAIS COMO O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS E HABILIDADES, FORTALECIMENTO DA RELA??O PROFESSOR ALUNO,\r\n
      COMPREENS?O ACERCA DO CONTE?DO ABORDADO, TRABALHO EM EQUIPE, DENTRE OUTROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ANATOMIA, ENSINO APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5378_19082020101403.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA CRYSLAINE MACHADO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "valeskaejs@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67975
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 600
    "inscrito_id" => 5378
    "titulo" => """
      APRENDER BRINCANDO: O USO DO LÚDICO EM ANATOMIA E\r\n
      SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
      """
    "resumo" => """
      A BUSCA CONSTANTE POR METODOLOGIAS E ESTRAT?GIAS PEDAG?GICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS\r\n
      ALUNOS NAS AULAS, VEM SE TORNANDO PAUTAS CADA VEZ MAIS FREQUENTES NO ?MBITO EDUCACIONAL.\r\n
      PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA VISTO QUE ESSAS DISCIPLINAS ENVOLVEM O USO DE\r\n
      NOMENCLATURAS E CONCEITOS DIF?CEIS DE SEREM COMPREENDIDOS PELOS ESTUDANTES. CABENDO ASSIM\r\n
      AOS PROFESSORES O DESAFIO DE INOVAR E DESENVOLVER PR?TICAS EM SALA DE AULA QUE ESTIMULEM A\r\n
      PARTICIPA??O E O INTERESSE DOS ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA A UTILIZA??O DE JOGOS DID?TICOS EM SALA\r\n
      DE AULA PODE SE CONSTITUIR UM RECURSO DID?TICO VI?VEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM\r\n
      DECORR?NCIA DAS VANTAGENS QUE LHE S?O ATRIBU?DAS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ENFATIZAR\r\n
      AS PRINCIPAIS CONTRIBUI??ES DO USO DE JOGOS DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM FOCO\r\n
      NO CONTE?DO DE ANATOMIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA REALIZANDO UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM LEVANTAMENTO DE ARTIGOS RELACIONADOS A\r\n
      TEM?TICA. COMO RESULTADO FOI POSS?VEL ENCONTRAR NA LITERATURA DIVERSOS ARTIGOS QUE RELATAM A\r\n
      APLICA??O E EXPERI?NCIAS COM OS JOGOS DID?TICOS NESSA DISCIPLINA. OS ARTIGOS ESTUDADOS\r\n
      APRESENTARAM BONS RESULTADOS E UMA GRANDE MOTIVA??O POR PARTES DOS ALUNOS, CONCLU?MOS ASSIM\r\n
      QUE A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS EM SALA DE AULA OFERECEI N?MEROS BENEF?CIOS TAIS COMO O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS E HABILIDADES, FORTALECIMENTO DA RELA??O PROFESSOR ALUNO,\r\n
      COMPREENS?O ACERCA DO CONTE?DO ABORDADO, TRABALHO EM EQUIPE, DENTRE OUTROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ANATOMIA, ENSINO APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5378_19082020101403.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA CRYSLAINE MACHADO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "valeskaejs@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A BUSCA CONSTANTE POR METODOLOGIAS E ESTRAT?GIAS PEDAG?GICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS, VEM SE TORNANDO PAUTAS CADA VEZ MAIS FREQUENTES NO ?MBITO EDUCACIONAL. PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA VISTO QUE ESSAS DISCIPLINAS ENVOLVEM O USO DE NOMENCLATURAS E CONCEITOS DIF?CEIS DE SEREM COMPREENDIDOS PELOS ESTUDANTES. CABENDO ASSIM AOS PROFESSORES O DESAFIO DE INOVAR E DESENVOLVER PR?TICAS EM SALA DE AULA QUE ESTIMULEM A PARTICIPA??O E O INTERESSE DOS ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA A UTILIZA??O DE JOGOS DID?TICOS EM SALA DE AULA PODE SE CONSTITUIR UM RECURSO DID?TICO VI?VEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM DECORR?NCIA DAS VANTAGENS QUE LHE S?O ATRIBU?DAS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ENFATIZAR AS PRINCIPAIS CONTRIBUI??ES DO USO DE JOGOS DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA COM FOCO NO CONTE?DO DE ANATOMIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA REALIZANDO UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM LEVANTAMENTO DE ARTIGOS RELACIONADOS A TEM?TICA. COMO RESULTADO FOI POSS?VEL ENCONTRAR NA LITERATURA DIVERSOS ARTIGOS QUE RELATAM A APLICA??O E EXPERI?NCIAS COM OS JOGOS DID?TICOS NESSA DISCIPLINA. OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS RESULTADOS E UMA GRANDE MOTIVA??O POR PARTES DOS ALUNOS, CONCLU?MOS ASSIM QUE A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS EM SALA DE AULA OFERECEI N?MEROS BENEF?CIOS TAIS COMO O DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS E HABILIDADES, FORTALECIMENTO DA RELA??O PROFESSOR ALUNO, COMPREENS?O ACERCA DO CONTE?DO ABORDADO, TRABALHO EM EQUIPE, DENTRE OUTROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.