RECONHECENDO O PAPEL CRUCIAL QUE O DOCENTE DESEMPENHA DENTRO DO CONTEXTO INCLUSIVO, ESTE ESTUDO OBJETIVOU CONHECER O ESTADO DA ARTE ENVOLVENDO ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A PERSPECTIVA DO PROFESSOR QUANTO AOS ASPECTOS ATITUDINAIS, PEDAGÓGICOS E ARQUITETÔNICOS RELACIONADOS À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE). REALIZAMOS UMA REVISÃO INTEGRATIVA, ENGLOBANDO OS ANOS DE 2010 A 2020, NAS SEGUINTES BASES: GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO, PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES (SCOPUS, DOAJ, TAYLOR & FRANCIS ONLINE) E ERIC. FORAM ENCONTRADOS 17 ARTIGOS, SENDO 3 NA LÍNGUA PORTUGUESA E 14 NA LÍNGUA INGLESA. APÓS LEITURA E ANÁLISE EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAS: (1) ATITUDES DIANTE À INCLUSÃO DO ALUNO COM NEE; (2) FATORES PEDAGÓGICOS RELATIVOS À INCLUSÃO; E (3) ACESSIBILIDADES ARQUITETÔNICAS.