A EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUI MUITOS DESAFIOS QUE DIFICULTAM O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO BASEADO NA REFLEXÃO, O QUE TORNA MUITOS ESTUDANTES MERO REPETIDORES. ESSA AÇÃO DE REPRODUÇÃO É MUITO RECORRENTE EM DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA OU EXATAS, QUE EXIGE HABILIDADES ESPECÍFICAS DE INTERPRETAÇÃO. CIENTE DA NECESSIDADE DE UMA RESSIGNIFICAÇÃO NOS MODELOS DE ENSINO, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONFIGURA-SE COMO UMA TÉCNICA CAPAZ DE POTENCIALIZAR A INTERPRETAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL. A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS É TIDA NAS ESCOLAS COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA E UMA FERRAMENTA DE ENTRETENIMENTO, MAS VOLTADA, SOBRETUDO PARA O APRENDIZADO DOS DISCENTES DAS SÉRIES DO ENSINO INFANTIL. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEUS INÚMEROS BENEFÍCIOS, ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA PODE TORNAR-SE UMA EXCELENTE TÉCNICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO SÃO DEMONSTRAR OS BENEFÍCIOS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, BEM COMO APRESENTAR OS RESULTADOS DO ESTUDO DE CAMPO REALIZADO COM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE, O QUE CARACTERIZA O CENÁRIO DA PESQUISA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AUXILIA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DE ASSUNTOS REFERENTES À QUÍMICA, LOGO, A CIÊNCIAS. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE OS BENEFÍCIOS APRESENTADOS POR ESSA TÉCNICA NÃO SÃO APENAS DESENVOLVIDOS NO ENSINO INFANTIL E QUE ELA PODE CAUSAR UM IMPACTO MUITO POSITIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM OUTROS NÍVEIS DE ENSINO, DE MODO A CONTRIBUIR VERDADEIRAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ESTUDANTES, ASSIM COMO NA CONSTRUÇÃO DE SEU PENSAMENTO CIENTÍFICO.