DIANTE DAS MUDANÇAS DO CENÁRIO EDUCACIONAL, SOCIAL E CULTURAL BRASILEIRO E DA RELEVÂNCIA DO SISTEMA DE FORMAÇÃO DOCENTE, HÁ A NECESSIDADE DE UM DEBATE PARA QUE EXISTAM MELHORIAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, TANTO EM ASSUNTOS RELACIONADOS À AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES DURANTE A GRADUAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. ASSIM, O TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DAS LICENCIATURAS PRESENCIAIS DO IFPB - CAMPUS SOUSA E VERIFICAR A INCIDÊNCIA DE PESQUISAS RELACIONADAS AO ENSINO. A INVESTIGAÇÃO SE CARACTERIZA COMO QUALI-QUANTITATIVA DE CARÁCTER DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS ATÉ O MOMENTO MOSTRAM QUE UMA PEQUENA PARCELA DAS PESQUISAS DO CURSO DE QUÍMICA NÃO APRESENTA AS TEMÁTICAS RELACIONADO AO ENSINO, ENQUANTO QUE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA POUCOS TCC’S ESTÃO RELACIONADOS COM A ÁREA DE ATUAÇÃO DOS LICENCIADOS. DIANTE DISSO, PODE-SE PERCEBER QUE HÁ UMA GRANDE DISPARIDADE ENTRE AS LICENCIATURAS DO CITADO CAMPUS, ENQUANTO O CURSO DE QUÍMICA SE PREOCUPA COM AS PESQUISAS SOBRE ATUAÇÃO E ÁREA DA EDUCAÇÃO O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO SE RECONHECE COMO UMA LICENCIATURA E BUSCA UMA PESQUISA MAIS RELACIONADA A ÁREA DE ATUAÇÃO DO BACHARELADO, O QUE SE MOSTRA PREOCUPANTE POR SE TRATAR DE UM CURSO CUJO OBJETIVO É FORMAR PROFESSORES.