Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPAS CONCEITUAIS, BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICO, CLONAGEM E TOMADA DE CONSCIÊNCIA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA BAHIA

Palavra-chaves: TOMADA DE CONSCIÊNCIA, BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICO, CLONAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68843
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 3901
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS, BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICO, CLONAGEM E TOMADA DE CONSCIÊNCIA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA BAHIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO PROCURA ACOMPANHAR OS PROCESSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE 12 ALUNOS DURANTE UM SEMESTRE, COMO OBJETIVO DE ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES DESTES, NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E CLONAGEM, EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA BAHIA. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, QUE UTILIZA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, COM USO DO CMAP TOOLS. A CATEGORIA DE ANÁLISE É IMPLICAÇÃO SIGNIFICANTE, E AS SUBCATEGORIAS SÃO: A) PALAVRAS CHAVES; B) INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE PALAVRAS-CHAVES, C) INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DE IMPLICAÇÕES SIGNIFICANTES; D) EXEMPLOS; E) INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO E F) ATRIBUTOS, E O REFERENCIAL TEÓRICO É A TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. A ELABORAÇÃO GRADATIVA DAS RELAÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E CLONAGEM FOI OBSERVADA EM DIFERENTES MOMENTOS DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA PODENDO-SE CONSTATAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE OS SUJEITOS CONSEGUEM: A) UMA MELHOR CONCEITUAÇÃO DE ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CHEGANDO A COORDENAR ATIVAMENTE COM ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS É OGMS; B) DIFERENCIAR O CONCEITO DE CLONAGEM, AO COMPREENDER AS DIFERENTES TÉCNICAS DE CLONAGEM ANIMAL E VEGETAL. TAMBÉM TOMAM CONSCIÊNCIA DO CONCEITO DE CLONAGEM MOLECULAR, O QUE PERMITIU COORDENAÇÕES ENTRE CLONAGEM E TRANSGÊNICOS E SUAS INTERCONEXÕES COM BIOTECNOLOGIA. ASSIM, NA CONSTRUÇÃO DO TERCEIRO MAPA PARA O MODELO (X.~Y) V (~XY), A PARTE COMUM XY TEM RELAÇÃO COM AS OUTRAS DUAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TOMADA DE CONSCIÊNCIA, BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICO, CLONAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID3901_07082020083252.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-13 09:08:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERRY ADRIANE PINTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JERRY ANDRADE"
    "autor_email" => "jerrypa@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68843
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 3901
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS, BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICO, CLONAGEM E TOMADA DE CONSCIÊNCIA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA BAHIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO PROCURA ACOMPANHAR OS PROCESSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE 12 ALUNOS DURANTE UM SEMESTRE, COMO OBJETIVO DE ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES DESTES, NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E CLONAGEM, EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA BAHIA. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, QUE UTILIZA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, COM USO DO CMAP TOOLS. A CATEGORIA DE ANÁLISE É IMPLICAÇÃO SIGNIFICANTE, E AS SUBCATEGORIAS SÃO: A) PALAVRAS CHAVES; B) INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE PALAVRAS-CHAVES, C) INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DE IMPLICAÇÕES SIGNIFICANTES; D) EXEMPLOS; E) INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO E F) ATRIBUTOS, E O REFERENCIAL TEÓRICO É A TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. A ELABORAÇÃO GRADATIVA DAS RELAÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E CLONAGEM FOI OBSERVADA EM DIFERENTES MOMENTOS DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA PODENDO-SE CONSTATAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE OS SUJEITOS CONSEGUEM: A) UMA MELHOR CONCEITUAÇÃO DE ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CHEGANDO A COORDENAR ATIVAMENTE COM ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS É OGMS; B) DIFERENCIAR O CONCEITO DE CLONAGEM, AO COMPREENDER AS DIFERENTES TÉCNICAS DE CLONAGEM ANIMAL E VEGETAL. TAMBÉM TOMAM CONSCIÊNCIA DO CONCEITO DE CLONAGEM MOLECULAR, O QUE PERMITIU COORDENAÇÕES ENTRE CLONAGEM E TRANSGÊNICOS E SUAS INTERCONEXÕES COM BIOTECNOLOGIA. ASSIM, NA CONSTRUÇÃO DO TERCEIRO MAPA PARA O MODELO (X.~Y) V (~XY), A PARTE COMUM XY TEM RELAÇÃO COM AS OUTRAS DUAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TOMADA DE CONSCIÊNCIA, BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICO, CLONAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID3901_07082020083252.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-13 09:08:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERRY ADRIANE PINTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JERRY ANDRADE"
    "autor_email" => "jerrypa@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO PROCURA ACOMPANHAR OS PROCESSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE 12 ALUNOS DURANTE UM SEMESTRE, COMO OBJETIVO DE ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES DESTES, NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E CLONAGEM, EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA BAHIA. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, QUE UTILIZA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, COM USO DO CMAP TOOLS. A CATEGORIA DE ANÁLISE É IMPLICAÇÃO SIGNIFICANTE, E AS SUBCATEGORIAS SÃO: A) PALAVRAS CHAVES; B) INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE PALAVRAS-CHAVES, C) INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DE IMPLICAÇÕES SIGNIFICANTES; D) EXEMPLOS; E) INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO E F) ATRIBUTOS, E O REFERENCIAL TEÓRICO É A TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. A ELABORAÇÃO GRADATIVA DAS RELAÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E CLONAGEM FOI OBSERVADA EM DIFERENTES MOMENTOS DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA PODENDO-SE CONSTATAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE OS SUJEITOS CONSEGUEM: A) UMA MELHOR CONCEITUAÇÃO DE ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CHEGANDO A COORDENAR ATIVAMENTE COM ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS É OGMS; B) DIFERENCIAR O CONCEITO DE CLONAGEM, AO COMPREENDER AS DIFERENTES TÉCNICAS DE CLONAGEM ANIMAL E VEGETAL. TAMBÉM TOMAM CONSCIÊNCIA DO CONCEITO DE CLONAGEM MOLECULAR, O QUE PERMITIU COORDENAÇÕES ENTRE CLONAGEM E TRANSGÊNICOS E SUAS INTERCONEXÕES COM BIOTECNOLOGIA. ASSIM, NA CONSTRUÇÃO DO TERCEIRO MAPA PARA O MODELO (X.~Y) V (~XY), A PARTE COMUM XY TEM RELAÇÃO COM AS OUTRAS DUAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.