ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, SE INTEGRA À LINHA DE PESQUISA I: “FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS” DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS). TEVE COMO OBJETIVO, ANALISAR O ENSINO E AS NOVAS INTERSECÇÕES, NAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE MATO GROSSO, QUANTO AO MODO DE AVALIAR OS ESTUDANTES, ON-LINE EM TEMPO DE PANDEMIA. A PESQUISA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FORAM UTILIZADOS OS CONCEITOS DE ISONI ET AL (2020), E SANTOS (2020). POSSUI COMO PERGUNTA INVESTIGATIVA: “COMO AVALIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO, NESSA NOVA INTERSECÇÃO EM ÉPOCA DE PANDEMIA, CONSIDERANDO A AULA ON-LINE COMO PROPULSORA DO ENSINO? ” OS DADOS COLETADOS FORAM POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ON-LINE COM 06 (SEIS) QUESTÕES FECHADAS E 03 (TRÊS) ABERTAS E RESPONDIDAS POR 11 PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE MATO GROSSO. COMO RESULTADOS PERCEBEU-SE QUE A AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES NÃO CONTEMPLA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE LEVE O ESTUDANTE A SER CRÍTICO E REFLEXIVO, UMA VEZ QUE NÃO HÁ DEBATES NOS GRUPOS, APENAS O REPASSE DAS ATIVIDADES E EM ALGUNS CASOS, A RETIRADA DE DÚVIDAS DE ALGUNS ALUNOS, QUE NÃO PERGUNTAM NO GRUPO, MAS ENVIAM MENSAGENS NO PRIVADO PARA O PROFESSOR DA DISCIPLINA DAQUELE DIA.