A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ACORDO COM A LDB 9394/96 É PAUTADA EM DOCUMENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ASSEGURANDO A INCLUSÃO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO: INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR. NO SISTEMA EDUCACIONAL, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA VEM GANHANDO ESPAÇO NAS DISCUSSÕES, TANTO NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS, COMO TAMBÉM NO MEIO SOCIAL. ENTRETANTO, É A PARTIR DESSE CENÁRIO, QUE A INCLUSÃO SE TORNA UM GRANDE DESAFIO, DEVIDO FALTA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS, UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ADEQUADAS, LINGUAGENS E MODELOS DIDÁTICOS PARA UM TRABALHO VOLTADO À INCLUSÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DOS ALUNOS. DESSA FORMA, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA INCLUSIVA ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS ÚLTIMOS 7 ANOS (2013-2019), MAPEANDO QUALITATIVAMENTE COM ÊNFASE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. INICIALMENTE FORAM SELECIONADAS 4 (QUATRO) PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NA ÁREA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, DISPONDO DE UM ACERVO ONLINE DE FÁCIL ACESSO PARA A CONSULTA. A PARTIR DAS ANÁLISES DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DA TEMÁTICA EM QUESTÃO. LOGO, CONSTATOU-SE QUE DOS PERIÓDICOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS DE ACORDO COM O ASSUNTO, APENAS 29 ESTAVAM RELACIONADOS AO TEMA. TENDO EM VISTA OS RESULTADOS DESSA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS MODOS DE FALAR DA INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, DESTACOU-SE A IMPORTÂNCIA DESTE ARTIGO NO SENTIDO DE TER PROBLEMAS, FRACASSOS E ÊXITOS NAS DIVERSAS MODIFICAÇÕES DO SISTEMA DE ENSINO DE QUÍMICA.