ESTA PESQUISA SE PROP?E DISCUTIR A ALFABETIZA??O CIENT?FICA COMO UM PRINC?PIO PARA A EDUCA??O PERMANENTE. ALFABETIZAR NO SENTIDO MAIS COMUM E SIMPLIFICADO, EMBUTE A IDEIA DE INICIA??O, CONHECIMENTO B?SICO SOBRE O OBJETO EM ESTUDO; MAS, AO MESMO TEMPO, IMERGE NA PR?PRIA CULTURA, DESCOBRINDO E REVELANDO OS SIGNIFICADOS, QUE EM PROGRESS?O ALCAN?A O LETRAMENTO. ALFABETIZA/LETRAR CIENTIFICAMENTE FAR? COM QUE A PESSOA OLHE PARA O MUNDO DE FORMA SINGULAR. PARTINDO DA EDUCA??O INFANTIL, O CONHECIMENTO CIENT?FICO OPORTUNIZAR? A COMPREENS?O DA COMPLEXIDADE DO MUNDO E O ENTENDIMENTO DA CONEX?O QUE EXISTE ENTRE TODAS AS COISAS; DESPERTANDO A CONSCI?NCIA PARA PRESERVAR O PR?PRIO AMBIENTE, NISTO ACONTECE A EDUCA??O PERMANENTE. A BASE TE?RICA EST? FIRMADA EM ROJO E MOURA (2012) QUE TRAZEM A DISTIN??O ENTRE ALFABETIZAR E LETRAR; ROJO E BARBOSA RESSIGNIFICAM A CONCEP??O DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA HIPERMODERNIDADE. OS PESQUISADORES ANTONIO SILVA (2011); PEREIRA E SOUZA (2016), SILVA, TAVARES E VELEZ (2017) DISCUTEM O LETRAMENTO NAS ?REAS DAS CI?NCIAS HUMANAS; MORAES, FAXINA E SILVA (2016), APRESENTAM O LETRAMENTO MATEM?TICO; LIMA E OLIVEIRA (2019) INOVAM COM ALFABETIZA??O EM F?SICA; PEDRO DEMO (2011), ECOB? (2017) APRESENTAM A PESQUISA COMO PRINC?PIO EDUCATIVO; ATRAV?S DE GILLES LIPOVESTSKY (2004) SITUA ?SE O DISCUT?VEL CONTEXTO DA HIPERMODERNIDADE. A PESQUISA ? QUALITATIVA, EM QUE H? DI?LOGO E RESPEITO ENTRE OS SUJEITOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA ALFABETIZA??O CIENT?FICA COMO A BASE DE UMA EDUCA??O PERMANENTE.