AÇÕES AFIRMATIVAS: A INVISIBILIDADE DA LEI 10639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67905 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2722 "inscrito_id" => 1510 "titulo" => "AÇÕES AFIRMATIVAS: A INVISIBILIDADE DA LEI 10639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A LEI 10639/2003 INSTITUI O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO - BRASILEIRA E AFRICANA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO. COMPREENDE-SE, PORTANTO AÇÕES AFIRMATIVAS COMO CONJUNTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CARÁTER COMPULSÓRIO, FACULTATIVO OU VOLUNTÁRIO QUE TEM COMO OBJETIVO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, DE GÊNERO, BEM COMO POR DEFICIÊNCIA FÍSICA E POSIÇÃO SOCIAL. ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS AÇÕES AFIRMATIVAS TENDO COMO SUJEITOS PROFESSORES E LUGAR DE FALA A EDUCAÇÃO BÁSICA. QUANTO À ABORDAGEM, ESTA PESQUISA UTILIZA O MÉTODO QUALITATIVO. A INFORMAÇÃO SEGUE UM CAMINHO INDUTIVO, TENDO COMO ÊNFASE A DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. QUANTO AOS OBJETIVOS ATENDE AO MÉTODO DESCRITIVO. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDAMENTADA EM GOMES (2006) , SARMENTO (2006), GUIMARÃES (2001) ENTRE OUTROS. O CORPUS É CONSTITUÍDO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O OBJETO DE COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO NO GOOGLE FORMS NO QUAL 12 PROFESSORES QUE LECIONAM EM ESCOLAS DIFERENTES APRESENTARAM SUAS INQUIETAÇÕES E LIMITAÇÕES NO QUE SE REFERE A LEI 10639/2003. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE HÁ UMA NEGAÇÃO OU DESCONHECIMENTO DESSA LEI E TAMBÉM DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. O QUE DIFICULTA A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES NO PLANEJAMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO. NO ENTANTO, ESSES ENTRAVES SÃO ATRIBUÍDOS PELOS DOCENTES A FALTA DE INCENTIVO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA BEM COMO A AUSÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "AÇÕES AFIRMATIVAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, CONHECIMENTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA6_ID1510_01102020215509.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VILANI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VILANI SOUZA" "autor_email" => "professoravilani@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERNACIONAL TRES FRONTERAS - UNINTER" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67905 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2722 "inscrito_id" => 1510 "titulo" => "AÇÕES AFIRMATIVAS: A INVISIBILIDADE DA LEI 10639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A LEI 10639/2003 INSTITUI O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO - BRASILEIRA E AFRICANA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO. COMPREENDE-SE, PORTANTO AÇÕES AFIRMATIVAS COMO CONJUNTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CARÁTER COMPULSÓRIO, FACULTATIVO OU VOLUNTÁRIO QUE TEM COMO OBJETIVO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, DE GÊNERO, BEM COMO POR DEFICIÊNCIA FÍSICA E POSIÇÃO SOCIAL. ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS AÇÕES AFIRMATIVAS TENDO COMO SUJEITOS PROFESSORES E LUGAR DE FALA A EDUCAÇÃO BÁSICA. QUANTO À ABORDAGEM, ESTA PESQUISA UTILIZA O MÉTODO QUALITATIVO. A INFORMAÇÃO SEGUE UM CAMINHO INDUTIVO, TENDO COMO ÊNFASE A DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. QUANTO AOS OBJETIVOS ATENDE AO MÉTODO DESCRITIVO. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDAMENTADA EM GOMES (2006) , SARMENTO (2006), GUIMARÃES (2001) ENTRE OUTROS. O CORPUS É CONSTITUÍDO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O OBJETO DE COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO NO GOOGLE FORMS NO QUAL 12 PROFESSORES QUE LECIONAM EM ESCOLAS DIFERENTES APRESENTARAM SUAS INQUIETAÇÕES E LIMITAÇÕES NO QUE SE REFERE A LEI 10639/2003. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE HÁ UMA NEGAÇÃO OU DESCONHECIMENTO DESSA LEI E TAMBÉM DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. O QUE DIFICULTA A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES NO PLANEJAMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO. NO ENTANTO, ESSES ENTRAVES SÃO ATRIBUÍDOS PELOS DOCENTES A FALTA DE INCENTIVO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA BEM COMO A AUSÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "AÇÕES AFIRMATIVAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, CONHECIMENTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA6_ID1510_01102020215509.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VILANI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VILANI SOUZA" "autor_email" => "professoravilani@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERNACIONAL TRES FRONTERAS - UNINTER" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }