O OSCE (EXAME CLINICO OBJETIVO ESTRUTURADO) E MINICEX (MINI CLINICAL EXERCISE) SÃO MÉTODOS DE AVALIAÇÃO SOMATIVA E FORMATIVA NO ENSINO EM SAÚDE BASEADOS NO PERFIL DE COMPETÊNCIAS. O OSCE ABRANGE ESTAÇÕES QUE AVALIAM COMPETÊNCIAS USANDO UM CHECKLIST . JÁ O MINICEX OBSERVA O DESEMPENHO DO ESTUDANTE DURANTE ATENDIMENTOS REAIS OU SIMULADOS . NA CONSULTA DE PUERICULTURA É APLICADO UM ROTEIRO DE ANTROPOMETRIA, NUTRIÇÃO, IMUNOLOGIA E PSICOLOGIA. OBJETIVOS: ANALISAR DIFICULDADES DA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS EM CENÁRIOS SIMULADOS DE PEDIATRIA.MÉTODOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. RESULTADOS:OS MODELOS IDENTIFICARAM AS LACUNAS A SEREM APERFEIÇOADAS E MELHORARAM HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO. SEUS PONTOS NEGATIVOS ABRANGEM A DIFICULDADE DE CENÁRIO SIMULADO, CHECKLIST PADRONIZADO PARA AS PARTICULARIDADES DESSA CONSULTA, EXPERIÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS, ESCASSEZ DE TEMPO, O STRESS, A VARIABILIDADE ENTRE OS AVALIADORES E ATORES MIRINS. A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NESSES CENÁRIOS SIMULADOS PROMOVE REALISMO E AMPLIA A CAPACIDADE DE APRENDIZADO. O EMPREGO DE VÍDEOS OU MANEQUINS PODEM SUBSTUTUÍ-LAS. NA DEVOLUTIVA O AVALIADOR FORNECE SUA IMPRESSÃO PARA APRIMORAR O DESEMPENHO DO ESTUDANTE PROGRESSIVAMENTE. OS ESPECIALISTAS TENDEM A REALIZAR FEEDBACKS MAIS TÉCNICOS E OS GENERALISTAS ENFATIZAM A COMUNICAÇÃO, RECOMENDANDO-SE O TREINAMENTO DOS TUTORES. ASSIM, A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS, O CHECKLIST PADRONIZADO, O EMPREGO DE VÍDEOS OU MANEQUINS E O TREINAMENTO DE TUTORES MOSTRARAM-SE EFETIVOS NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES.