ESTE ARTIGO É UM RECORTE DA DISSERTAÇÃO A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFJF: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE, DESENVOLVIDA NO MESTRADO PROFISSIONAL DO CENTRO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (CAED) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI INVESTIGAR E COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DO ATENDIMENTO AO USUÁRIO NA BIBLIOTECA CENTRAL NO CONTEXTO ATUAL E IDENTIFICAR NECESSIDADES DE ADEQUAÇÃO, SE NECESSÁRIO, BUSCANDO OFERECER ACESSO À INFORMAÇÃO DE MANEIRA IGUALITÁRIA E AUTÔNOMA. A INVESTIGAÇÃO FOI DIRECIONADA À COMPREENDER AS DIFICULDADES E PROBLEMAS QUE PERMEIAM O ACESSO À BIBLIOTECA PELOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA E ANALISAR AS NECESSIDADES DE REESTRUTURAÇÃO DESSES ESPAÇOS, TENDO EM VISTA QUE A BIBLIOTECA É UM ESPAÇO INSTITUCIONAL FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO E O FÁCIL ACESSO AO RECINTO E AOS DOCUMENTOS VAI AO ENCONTRO DO PRECONIZADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE QUE A EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS. PARA TANTO, É NECESSÁRIO QUE TODOS OS ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE, EDUCATIVOS OU NÃO, SEJAM ACESSÍVEIS E PROMOVAM NECESSARIAMENTE A AUTONOMIA A TODOS OS USUÁRIOS. PARA ESTA PESQUISA, NO CASO DAS BIBLIOTECAS A AUTONOMIA ESTA DIRECIONADA PARA A CIRCULAÇÃO, PESQUISA, CONSULTA E ACESSO À INFORMAÇÃO RESPEITANDO AS DIFERENÇAS. O REFERENCIAL TEÓRICO TERÁ COMO BASE AS ANÁLISES E REFLEXÕES DE SPONHOLZ (1984), PUPO, MELO E FERRÉS (2008), COSTA (2015), SASSAKI (2005), ARAÚJO E OLIVEIRA (2011), MILANESI (1988;2002), COUTINHO (2011), E ALENCAR (2013). NOSSAS INDAGAÇÕES NESTE TEXTO BUSCAM CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA.